(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Ações colaborativas

Cidadela promove projeto Cidade do Futuro com eventos em BH

Projeto traz melhorias em segurança, esporte, cultura e lazer para a comunidade por meio da tecnologia


Cidadela
Conteúdo patrocinado
Cidadela
postado em 09/11/2020 14:35 / atualizado em 09/11/2020 14:42

O bairro Carlos Prates recebe no mês de novembro eventos de promoção da saúde e do bem-estar na Praça São Francisco das Chagas(foto: Alexandre Guzanshe/EM)
O bairro Carlos Prates recebe no mês de novembro eventos de promoção da saúde e do bem-estar na Praça São Francisco das Chagas (foto: Alexandre Guzanshe/EM)

 
Cidades mais dinâmicas, inteligentes, integradas e colaborativas: esse é um objetivo cada vez mais almejado pelas sociedades em todo o mundo. Mas diferente do que se pensa, essa ideia não está muito longe da realidade dos belorizontinos.

Isso porque agora a cidade conta com o projeto Cidadela, criado justamente para promover ações de cidadania sem a necessidade da ajuda do governo, criando bairros inteligentes com o auxílio de comerciantes locais e de moradores conectados.

Durante o mês de novembro, o projeto promove eventos de integração dos moradores do bairro Carlos Prates com ações culturais gratuitas.

As cidades do futuro: realidade ou ficção científica?


Não dá para ignorar o fato de que a violência cresce não só em Belo Horizonte, mas em todo o Brasil. Como consequência, a população vive com as sensações de insegurança e medo constantes.

Por isso, mais do que nunca, é preciso que haja uma forma de reintegração da população à própria cidade para que as pessoas voltem a ocupar os espaços públicos e façam deles palco de ações integradas.

Foi assim que surgiu a ideia das cidades do futuro: lugares integrados, sustentáveis, seguros, colaborativos, que sabem aproveitar espaços públicos para melhorar a vida da comunidade. Um ambiente de reflexão para entender, por exemplo, o que é necessário para trazer visibilidade para quem precisa. Um lugar para pensar fora da caixa e criar ações para que as comunidades possam ter qualidade de vida agora e nos próximos anos, com ações, mobilidade e serviços integrados e disponíveis a todos.

Um dos modelos precursores do movimento das cidades do futuro é o bairro Quayside, construído em 2017 pelo Google em parceria com a organização Sidewalk Labs em Toronto, no Canadá. O local tem como objetivo reunir tecnologias e técnicas de análise de dados para melhorar a qualidade de vida da população local por meio de um ambiente arborizado e totalmente planejado.

E agora a tecnologia proposta pelo Google começa a chegar ao Brasil. Para construir uma Belo Horizonte melhor e mais segura para todos, Alberto Reis, criador do Cidadela, foi além e desenvolveu um projeto que conecta a população e o comércio local para promover melhorias de segurança, esporte, cultura e lazer de forma gratuita, utilizando o termo “cidades do futuro” como uma forma de levar benefícios para toda a comunidade.

Mas, afinal, o que é o Cidadela?


O Cidadela é um projeto que promove a interação social nas comunidades por meio da tecnologia. É uma iniciativa em parceria com o ByDoor, aplicativo especializado na gestão de condomínios e comunidades.

O aplicativo do Cidadela o ByDoor, disponível para Android e iOS, funciona como um catálogo de divulgação do comércio, de trabalhos e de serviços próximos ao usuário. “Por exemplo, é possível divulgar seu negócio ou serviço para o bairro ou comunidade, além de interagir com amigos e vizinhos, acompanhar novidades e eventos, participar de enquetes e votações, acompanhar os andamentos de obras, expor problemas e cobrar soluções, tudo on-line”, explica Alberto.

(foto: Divulgação/Cidadela)
(foto: Divulgação/Cidadela)

Para conquistar um espaço no aplicativo, o empresário ou profissional autônomo paga uma mensalidade fixa de R$100 e, de retorno, poderá ser visualizado por mais de 200 mil pessoas cadastradas. Uma metade desse valor volta para a comunidade em forma de ações; a outra metade vai para um fundo de investimento destinado à região beneficiada e os moradores podem ajudar a escolher como esses recursos serão aplicados.

“Se um comerciante do Carlos Prates compra um espaço, por exemplo, a metade desse valor será investida em benfeitorias, como instalação de câmeras de segurança, reforma de praças, iluminação de ruas, entre outras ações no próprio bairro”.

Para se beneficiar de todas as vantagens do Cidadela, é só se cadastrar de forma gratuita no aplicativo ByDoor.

Transformações no Carlos Prates: eventos em novembro


O Cidadela quer mostrar aos moradores das regiões onde atua uma nova forma de explorar os espaços públicos e de colaborar com as melhorias da cidade. Para isso, sua principal contribuição são os eventos esportivos e culturais, além dos cursos e palestras. “Com a ajuda de todos, o Cidadela levará apresentações e aulas de dança, música, espaços gastronômicos e assessoria jurídica gratuita, tudo isso com a colaboração dos próprios moradores e dos comerciantes das regiões que atendemos”, explica Alberto.

Sendo assim, o bairro Carlos Prates recebe, nos próximos dias, eventos de promoção da saúde e do bem-estar de forma gratuita por meio do projeto. No dia 14/11 (sábado), de 16h às 19h, os moradores poderão aproveitar aulas de muay thai, zumba e outros ritmos, dia da beleza, assistência jurídica gratuita e food trucks na Praça São Francisco das Chagas.

Além disso, nesta segunda, 09/11, às 21h, os perfis do Cidadela no Instagram e no YouTube transmitirão uma live com os candidatos a vereador do bairro para um debate político. O projeto já tem a presença confirmada de seis candidatos.

Outras ações no bairro


O Cidadela traz, há cinco anos, muitas melhorias para os bairros que passou e agora concentra todas suas ferramentas e ações para os moradores do Carlos Prates. Isso porque, por meio da promoção de ações em conjunto, foi instaurado na região o novo bairro do futuro, mais seguro, autossustentável, tecnológico, moderno e cultural.

E são muitos os exemplos de ações que deram (e continuam dando) certo, principalmente quando se tem como parceiro o app ByDoor Cidadela, que auxilia nos objetivos de desenvolvimento sustentável da região.

Com o incentivo ao comércio local, a ocupação dos espaços públicos vem trazendo aos moradores mais diversão por meio de ações que transformam a realidade da região. Essas ações acabam por tornar esses ambientes uma parte do dia a dia das pessoas, algo que, devido à turbulência de uma rotina corrida, acaba deixando de acontecer.

Além disso, também há de se destacar a melhoria que o projeto trouxe também para os comerciantes, que viram nesse sistema uma forma de crescer, de aumentar suas oportunidades de negócio e de se desenvolver junto aos moradores locais.

Para saber todas as ações promovidas pelo Cidadela, acesse o site do projeto clicando aqui.


*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)