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Estado de Minas LIGAÇÕES TELEFÔNICAS

Conheça o call tracking, ferramenta que tem ajudado empresas a melhorar vendas

Tecnologia de monitoramento inteligente de chamadas auxilia negócios a aperfeiçoar suas estratégias para aumentar performance da equipe de vendas e otimizar relacionamento com o cliente


A4D Marketing Digital
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A4D Marketing Digital
postado em 26/06/2019 10:31 / atualizado em 06/03/2020 18:38

(foto: Divulgação/Deposit)
(foto: Divulgação/Deposit)
Quem nunca foi abordado por telefone por um consultor de vendas que atire a primeira pedra. Apesar da ascensão do Marketing Digital, o telefone ainda é um dos principais meios de contato entre negócios e consumidores e pode fazer a diferença em muitas estratégias, principalmente no que diz respeito à concretização de novos clientes. 
 
No entanto, na era da personalização, as abordagens telefônicas precisam contar com um grau específico de conhecimento do consumidor para se tornarem mais efetivas. Para ajudar nessa missão, negócios já aproveitam a tecnologia que permite o monitoramento inteligente de chamadas, denominada call tracking.
 
Trata-se de uma ferramenta que ajuda empresas a obter um histórico completo de interações por meio do telefone, tanto das chamadas realizadas pela equipe de vendas, quanto das chamadas recebidas. Somado às estratégias de marketing digital, o recurso consegue entregar métricas importantes para a tomada de decisão e aperfeiçoamento da comunicação com o consumidor.
 

Como funciona o call tracking

 
A ferramenta de monitoramento de chamadas permite que as ligações sejam rastreadas, facilitando o processo de identificação das campanhas de marketing que mais estão gerando retorno para o negócio. A tecnologia funciona a partir do número de telefone da empresa. Com ele, números virtuais são gerados para uso, de forma individual, em cada campanha. 
 
Como exemplo prático é possível citar um negócio que decide anunciar seus serviços em três mídias diferentes ao mesmo tempo: jornal impresso, outdoor e Facebook. A partir do call tracking, três números virtuais diferentes são gerados e divulgados para o consumidor em cada uma dessas mídias. Assim, é possível monitorar qual delas está gerando mais ligações e, consequentemente, mais oportunidades de negócio, permitindo que os investimentos sejam realocados para melhoria dos resultados.
 
Além disso, as ligações recebidas geram relatórios completos que incluem informações gerais das ligações, incluindo dados de quem ligou, origem e horário. Esses dados transformam as chamadas em contatos potenciais, ou seja, leads que podem integrar a estratégia de marketing e vendas.
 
Além do rastreamento, o call tracking engloba a gravação de ligações, gerando um histórico rico das abordagens que ajuda a entender o interesse dos clientes e a forma como as equipes de venda estão trabalhando.
 
Tais funcionalidades podem ser integradas às campanhas de anúncios, estratégias de inbound marketing e sistemas de gestão e relacionamento com o cliente, como CRMs. Além disso, ferramentas como Google Analytics, Google Ads e plataformas de automação de marketing podem facilitar ainda mais a análise e aproveitamento dos dados.

(foto: Divulgação/Deposit)
(foto: Divulgação/Deposit)
 

Como o call tracking pode ajudar a melhorar os resultados

O call tracking pode ser um grande aliado na resolução de um problema comum nas empresas: a falta de alinhamento entre equipes de marketing e vendas. Isso acontece porque o monitoramento inteligente de chamadas gera dados reais sobre as oportunidades e abordagens, dando condições para o ajuste das estratégias, inclusive no que diz respeito à personalização da comunicação.
 
Tal personalização pode ocorrer ainda na fase de marketing, com a melhoria de sites, anúncios, blogs e outras mídias, e também na fase de venda, melhorando o diálogo com o cliente e ajustando o tom das abordagens para aproximar ainda mais o consumidor.
 
Além disso, o call tracking ajuda a direcionar os investimentos de marketing de forma assertiva. Isso se dá porque permite a identificação das campanhas que estão dando certo e das que precisam ser repensadas, evitando gastos desnecessários e melhorando o retorno sobre o investimento.
 
Outras vantagens da tecnologia de monitoramento e rastreamento de chamadas podem ser listadas, como:
 
  • Gerar dados relevantes para a tomada de decisão;
  • Analisar o desempenho do time de vendas;
  • Reduzir o custo de aquisição de clientes;
  • Saber quais números estão recebendo mais ligações;
  • Obter dados sobre os horários em que as ligações são mais recebidas;
  • Adaptar as abordagens telefônicas para ampliar as chances de conversão.

Performance e call tracking

Especialista em campanhas de anúncios em plataformas digitais, a agência mineira A4D Marketing Digital desenvolve estratégias de acordo com as necessidades de cada cliente e integra o recurso de call tracking para aumentar a efetividade das ações.
 
Sua tecnologia de monitoramento de chamadas é aplicada desde a configuração inicial das campanhas, passando pela criação do número virtual até a disponibilização dos áudios de todas as chamadas recebidas, integração das informações dos contatos e criação de relatórios completos que relatam a performance atrelada a cada investimento. 
 
Todos os dados podem ser acessados com facilidade por meio do dashboard A4D, criado para que os clientes entendam indicadores imprescindíveis para o sucesso das ações de marketing.
 
 

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