Publicidade

Estado de Minas POSICIONAMENTO DIGITAL

Vídeo marketing: por que você deve apostar nesta tendência

Crescimento relevante no consumo online de vídeos por brasileiros cria novas oportunidades de negócio e relacionamento com o público


A4D Marketing Digital
Conteúdo patrocinado
A4D Marketing Digital
postado em 12/03/2019 14:30 / atualizado em 17/04/2019 14:58

O consumo de conteúdo em vídeo já é uma realidade em todo o mundo e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ideia, de acordo com estatísticas divulgadas pelo YouTube, 95% dos brasileiros acessam a plataforma pelo menos 1 vez por mês, dado que revela o potencial do vídeo marketing.
 
Reconhecendo a importância deste tipo de mídia, 63% dos negócios já utilizam conteúdo em vídeo como ferramenta de marketing. Isso acontece porque as possibilidades de comunicação criadas por meio do conteúdo multimídia crescem. Ou seja, permitem que a mensagem transmitida e o poder de persuasão sejam ainda maiores, já que estamos diante de uma mídia que reúne recursos visuais e sonoros.
 
O sucesso do Youtube, com mais de 1 bilhão de vídeos assistidos todos os dias, bem como a capacidade viral dos vídeos compartilhados no Facebook traduzem as expectativas dos especialistas para o mercado em 2019: criar conteúdo relevante por meio do vídeo para gerar resultados.

Por que as pessoas estão consumindo mais vídeos?

Cerca de um terço do tempo dos usuários na internet é gasto assistindo a vídeos. O brasileiro, por exemplo, já consome cerca de 19 horas de vídeos por semana. Isso acontece porque se trata de uma mídia de fácil consumo e que atinge diferentes públicos por permitir a abordagem de assuntos diversos. 
 
De acordo com pesquisa encomendada pelo Youtube em 2018, quatro razões principais norteiam o consumo de vídeos no Brasil: 
 
  • Conexão: necessidade de sentir algo em conjunto;
  • Conhecimento: busca por informação;
  • Entretenimento: busca por diversão;
  • Identidade: busca por encontrar a si mesmo.
Portanto, com um simples vídeo é possível compartilhar desde uma história pessoal, de forma amadora, até uma grande produção audiovisual. Além disso, trata-se de uma mídia que pode ser reproduzida em diferentes dispositivos, como computador, smartphones e tablets.
 

Por que apostar nesta tendência?

Além do sucesso do YouTube, é importante lembrar que outras redes sociais, como Facebook e Instagram, também refletem a crescente tendência no consumo online de vídeos. Elas, inclusive, tendem a fornecer maior alcance às publicações em vídeo. O que significa maior potencial de engajamento com o público dentro dessas plataformas.
 
Assim, o vídeo marketing pode ser usado para:
  • Educar e fomentar o relacionamento com o público;
  • Melhorar o reconhecimento de marca;
  • Reforçar um posicionamento de mercado;
  • Apresentar um produto/serviço/solução;
  • Melhorar o engajamento. 
No entanto, acompanhar a tendência para gerar novos negócios requer planejamento e uma estratégia eficaz. Isso significa produzir o conteúdo certo, útil para o público que se pretende atingir. Sempre de acordo com os objetivos e posicionamento de mercado — estratégia crucial dentro do Marketing de Conteúdo.

Como aproveitar o vídeo marketing para gerar novos negócios?

Diante da grande quantidade de conteúdo sendo produzida a todo momento, quem produz conteúdo relevante e alinhado com a estratégia comunicacional consegue sair à frente dos concorrentes. O mesmo vale para os negócios que utilizam vídeo marketing
 
Para isso, é importante contar com empresas especializadas, que criem soluções baseadas nas diferentes necessidades dos clientes. Em Belo Horizonte, a A4D, empresa com foco em Marketing Digital, possui um setor 100% especializado para a produção de soluções de vídeo marketing.
 
A equipe atua na produção de conteúdos audiovisuais de fácil compreensão. O objetivo é aumentar a conversão de determinado produto ou serviço e melhorar o reconhecimento de marca de um negócio. 
 
Neste sentido, três formatos principais são desenvolvidos pela empresa: vídeo case, motion graphic e conteúdo.

Vídeo Case

Vídeos criados utilizando imagens captadas pela equipe A4D, em locação escolhida pelo cliente, com o objetivo de apresentar um produto, serviço ou acontecimento de forma atrativa.

Motion Graphic

Vídeos que utilizam recursos gráficos em movimento para contar uma história, apresentar um produto, serviço ou iniciativas com formatos comunicacionais diversos.

Conteúdo

Produção de vídeos ou série de vídeos que facilitem a comunicação e estimulem o relacionamento com o público-alvo.
 
Todo o processo de criação inclui etapas importantes, como:
  1. Entender as necessidades do cliente;
  2. Definir a estratégia de conteúdo para o vídeo, adequando a ação à comunicação do negócio e ao perfil do consumidor;
  3. Produção com recursos modernos;
  4. Ações de otimização e performance para garantir os melhores resultados.

Case MRV: resultados reais com maior engajamento

Entre os cases de sucesso alcançados pela A4D com a estratégia de vídeo marketing, está a série de vídeos de Faça Você Mesmo criada para a MRV Engenharia. A iniciativa vem conquistando clientes e potenciais clientes com dicas de decoração e utilidades do lar. 
 
O resultado? Publicações que, individualmente, ultrapassam 15 mil curtidas e 8 mil compartilhamentos. Os números chegam a representar engajamento cerca de 20 vezes maior em relação a outras publicações tradicionais da empresa. 

#MRVdecora - Faça Você Mesmo - Terrário

Aprenda a fazer um lindo terrário para decorar o seu apê! Preparamos um vídeo com o passo a passo para você fazer o seu e deixar a decoração ainda mais moderna. Marque os amigos e nos conte como ficou o seu. #MRVdecora

Posted by MRV Engenharia on Monday, February 25, 2019
Saiba como o vídeo marketing pode integrar as estratégias do seu negócio conhecendo mais detalhes sobre a solução de produção de vídeos oferecida pela A4D.

Serviço:

Vídeo Marketing
A4D Marketing Digital (Av. Getúlio Vargas, 291 - Funcionários, Belo Horizonte - MG)
Contato: (31) 4063-7047 ou acesse o site clicando aqui.
 


Publicidade