(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas artigo

Tecnologia e jogos no futuro do jovem empreendedor

E agora ficamos com a questão: o que será um jovem empreendedor de sucesso? Um jovem preparado para o futuro


25/07/2022 04:00



Marcus Müller
Empresário, diretor na startup 
Blocos Educação, formado em ciências econômicas pela UFRGS

Atualmente, quando pensamos sobre o futuro do jovem empreendedor perguntamos sobre a sua capacidade de “fazer contas”, analisar riscos, gerir uma equipe e manter um planejamento financeiro. Não é mais possível chamar de sorte de principiante ou feeling para o negócio, é uma questão de planejamento estratégico. Essa palavra pode soar fácil para empresários acima de 40 anos, mas e para o jovem adolescente que está estudando no ensino médio, ou até mesmo as crianças que cursam a matéria de matemática, será que elas já entendem que no futuro vão precisar muito dessas habilidades e conteúdo? Recentemente, um jovem morador de São Paulo, Matheus Guimarães Montenegro, foi aprovado em 28 universidades dos Estados Unidos por possuir habilidades no jogo eletrônico Fortnite. Isso permitiu que ele fosse aprovado nos times de e-sports destas Universidades. O mundo dos jogos ocupa  cada vez mais espaço na vida do jovem. 

O interessante nesste caso é a tecnologia a favor da educação, certo? Em recente pesquisa, foi demonstrado que habilidades sociais, a atenção e a melhoria de competências cognitivas foram elevadas com a introdução de um ambiente de jogos digitais e discussões sobre eles em sala de aula (Rev. psicopedag. vol34 nº105 São Paulo 2017). Por isso, aplicativos e/ou plataformas de jogos podem ser o futuro para atrair a atenção dos jovens para matérias mais avançadas, como a educação financeira, que contribui, além do que já foi mencionado, para uma cultura mais empreendedora, que leva à geração de empregos. 

Se bem aplicada à educação financeira, metodologias gamificadas, divertidas e humanizadas podem desenvolver soft skills, habilidades, importantes na formação de novos empreendedores de sucesso. Isso, quem sabe, pode deixar o legado de um cenário econômico mais positivo e de um país mais justo para eles. A grande responsabilidade de uma geração é preparar e capacitar a próxima. 

Aprender jogando ou usar a tecnologia a favor da educação como estratégia para aprimorar o raciocínio lógico dos adolescentes de hoje é um grande desafio, mas, com a metodologia certa, pode reforçar conteúdos em sala de aula e desconstruir séculos de atraso econômico. E agora ficamos com a questão: o que será um jovem empreendedor de sucesso? Um jovem preparado para o futuro.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)