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Estado de Minas

Oportunidade para Minas Gerais


15/04/2021 04:00

Kleber Meira
CEO da BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

Minas Gerais tem tudo para ser protagonista no cenário logístico nacional e internacional. Conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Minas está na terceira posição no ranking de porta de entrada de carga aérea para o território mineiro. Com isso, somente 28% das cargas aéreas chegam por aqui. Até então, Minas sempre disponibilizou uma cadeia logística tímida para atendimento às empresas instaladas no estado, o que contribuiu para esse cenário. No entanto, mudanças estão por vir com o fortalecimento do papel do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, como hub logístico.

Apesar dos desafios impostos com a pandemia do coronavírus, o aeroporto se dedicou em lançar, ao longo de 2020, novos serviços no mercado para oferecer aos clientes soluções multimodais. A partir daí, implantou a primeira rota marítima que liga diretamente o aeroporto ao Terminal Bandeirantes, no Porto de Santos (SP), o que oferece aos importadores e demais públicos estratégicos da área a possibilidade de remoção da carga importada, através do modal marítimo, para a Região Metropolitana de Belo Horizonte. E também já estamos em negociação para ampliar esse serviço para o Porto do Rio de Janeiro. 

Pensando também em redução de custos, outro lançamento importante foi do projeto “Rotas Rodoviárias”, que tem o intuito de conectar as zonas primárias, como portos e aeroportos, do Sudeste brasileiro, com indústrias, comércios e importadores mineiros. A partir dessa iniciativa, foi possível oferecer uma redução de até 60% no custo do transporte de cargas, o que elevou a competitividade das empresas mineiras com a melhoria contínua da cadeia logística.

Outros dois importantes produtos lançados recentemente e que vale destacar foram: o “entreposto aduaneiro”, inclusive em câmaras frias, que confere um importante diferencial para a eficiência no fluxo de caixa das empresas, bem como o “PPL - Programa de Parceiros Logísticos”, que visa fortalecer a nossa parceria com os demais atores da cadeia logística, tais como agentes de cargas e despachantes aduaneiros. Todas essas ações estão fortalecendo o protagonismo do estado no cenário da logística nacional e internacional.

Para completar, um desejo antigo se tornou realidade e o aeroporto passou a contar com uma rota cargueira semanal. Em parceria com a Bringer Air Cargo, a operação liga o Reino Unido, Itália, Holanda, China, Taiwan e México a Minas Gerais, com conexão fixa em Miami, nos Estados Unidos. 

A partir do desenvolvimento desses produtos, passamos a ter condições de estimular a cadeia logística aérea mineira, sobretudo por estarmos situados em uma região estratégica, com localização geográfica privilegiada. De Minas Gerais, temos acesso a 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, voando apenas uma hora. O estado faz fronteiras com sete unidades da federação: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Distrito Federal (Brasília) e Mato Grosso do Sul. Nenhum estado brasileiro tem isso e, consequentemente, nenhum aeroporto tem essa condição. E, agora, com a operação do Aeroporto Industrial, que também foi inaugurado no ano passado, temos a oportunidade de contribuir para a diversificação da economia mineira. 

Temos um aeroporto moderno e um portfólio robusto de produtos e serviços para que o estado ofereça uma condição favorável para o desenvolvimento de sua própria cadeia logística, mas é fundamental a construção de políticas que impulsionem o setor. Esse avanço passa pela construção de um ambiente propício à migração das cargas aéreas que tem como destino Minas Gerais, mas que, infelizmente, ainda chegam em aeroportos de outros estados da federação. 


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