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Redes sociais: o caminho para o novo emprego


postado em 18/12/2019 04:00




Larissa Ruza
Da Connekt


Dizer que as redes sociais estão presentes diariamente na vida dos brasileiros não é nenhuma novidade. Elas ultrapassaram a barreira do entretenimento e já são consideradas ferramentas de negócios, devido à popularidade desses canais.

Veja só as empresas. No setor de RH, por exemplo, já percebeu que as redes sociais podem ser aproveitadas de outras formas e não apenas como um meio de publicar opinião. No caso dos grupos de Facebook e WhatsApp, o LinkedIn e até o Instagram abrem espaço para a divulgação de novas vagas, o que, muitas vezes é mais efetivo do que os métodos tradicionais. E para o candidato não é diferente, pois ele já percebeu que esse pode ser o caminho para o novo emprego, tanto para um cargo de iniciante como para operacional, corporativo ou de alta liderança.

O LinkedIn ainda é a principal rede social para isso. No Brasil, a plataforma reúne mais de 45 milhões de profissionais cadastrados, o que faz dela um dos principais canais para o tão sonhado networking eficiente.

Para uma empresa atrair os melhores candidatos, é importante que ela divulgue rotinas e conquistas da organização, perfis de colaboradores e opinião de CEOs. Isso facilitará a contratação de pessoas que realmente tenham o perfil e conheçam a empresa a ponto de vestir a camisa. Já no lado do candidato, é importante manter-se atualizado, mostrar-se ativo, divulgar as conquistas e se aproximar das empresas "dos sonhos". Uma dica para se tornar ainda mais visível nas redes é preencher todas as etapas do perfil e produzir conteúdos como artigos e posts semanais. A ideia principal é pensar que o LinkedIn deve ser uma vitrine para seu currículo, muito mais dinâmica e atrativa.

Outros canais também têm investido no mesmo objetivo. O Facebook, por exemplo, criou uma funcionalidade destinada à divulgação de empregos. A inscrição para as vagas é feita com poucos cliques e as empresas conseguem realizar avaliações e agendar entrevistas usando a própria rede. Além disso, com o uso dos grupos, é possível se conectar com interesses em comum para também fazer o tal do networking.

Já o Instagram é capaz de divulgar as principais vagas de uma empresa para um número alto de pessoas. Com isso, é possível interagir com contas da mesma segmentação, outra prática superválida para quem busca uma recolocação, por exemplo. Além disso, as marcas também podem divulgar a rotina dos colaboradores, o que faz que os candidatos consigam ver, na íntegra, o dia a dia da empresa e identificar se eles se encaixam nessa cultura.

Em síntese, as redes sociais se tornaram ferramentas que ampliam as oportunidades, uma vez que a maioria desses canais são gratuitos e qualquer pessoa com acesso à internet consegue participar. É como um encurtador de distâncias e um modelo mais econômico para ambos os lados. 

Para as empresas, a vantagem é atingir um número ilimitado de pessoas e atrair talentos de forma mais rápida e até mais assertiva, já que as conexões com potenciais colaboradores também foram facilitadas, otimizando o trabalho operacional de captação de candidatos. No final das contas, as redes sociais são capazes até de quebrar o gelo de entrevistas e os velhos paradigmas, como daquele primeiro contato arcaico que era o de entregar currículo porta a porta.


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