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Huxley e o controle nas redes sociais


postado em 27/11/2019 04:00


Ricardo Ruthes
Coordenador do Programa de Iniciação Científica e do Grupo de Pesquisa do Isae Escola de Negócios 

Na década de 1930, o mundo passava por um momento caótico em alguns aspectos. A Primeira Guerra Mundial tinha acabado há pouco mais de 10 anos e o planeta já se preparava para a Segunda Guerra Mundial, que começou em 1939. A Alemanha se recuperava da crise, enquanto Hitler ascendia ao poder e os Estados Unidos se recuperavam da pior recessão econômica vivida em sua história. 

Neste meio tempo, o mundo foi presenteado a uma das maiores distopias da história da literatura, a obra Admirável mundo novo, de Adous Huxley, publicada em 1932. No romance, somos apresentados a um futuro vivenciado no ano 2540, ou ano 632 depois de Ford, segundo o texto, no qual a civilização experimenta a era da supremacia da ciência, onde o prazer e a felicidade são a promessa de um governo centralizador. Para garantir esse fim, o governo divide a sociedade em castas definidas biologicamente, antes do nascimento, onde cada indivíduo é condicionado por estímulos, denominado pelo autor como hipnopedia, a agir de uma determinada forma e, assim, assumir seu papel social predefinido pelo sistema.

Exatos 42 anos após a publicação da obra de Huxley, o psicólogo Skinner publicou o texto Sobre o behaviorismo, no qual são apresentados os mecanismos pelos quais é possível cultivar, manipular e controlar comportamentos no ser humano. Segundo ele, isso é possível por meio de estímulos positivos e negativos, na qual um dado comportamento, que receba estímulos reforçadores, tenderá a se repetir mais vezes. Esses estudos demonstram como a distopia de Huxley, um dia, poderia constituir-se na prática.

Já em 2004, 30 anos após o a publicação da obra de Skinner e 72 após a publicação de Admirável mundo novo, Mark Zuckerberg lança o Facebook, rede social que tem por finalidade unir pessoas e permitir a disseminação de informações. Esse serviço se caracteriza por seu pioneirismo e inovação ao explorar a curiosidade humana e o desejo de exposição, na qual pessoas apresentam ao público facetas de suas vidas e, em troca, recebem feedbacks instantâneos, em forma de curtidas e comentários, que operam como reforçadores desses comportamentos.

O pesquisador norte-americano Jaron Lanier, autor de Dez argumentos para você deletar suas redes sociais agora  e Gadget: você não é um aplicativo, destaca que a inovação de Zuckerberg tem, devido a este alto fluxo de feedbacks reforçadores de comportamento, uma forte capacidade de manipular seus usuários, levando-os a esboçar dados comportamentos pré-selecionados, tais quais: apoiar dado candidato em eleições, impulsionar dadas atitudes e comprar dados produtos.

Para entender como este fluxo de feedback pode modificar o comportamento humano, podemos pensar no exemplo: um dado usuário publica em sua rede social uma foto; outros usuários visualizam a imagem e emitem um feedback através de curtidas e comentários; o usuário que recebe o feedback sente-se bem com  isso, fazendo com que ele tenha a tendência de postar mais vezes, tão logo o algoritmo (sistema) que opera a rede social passa a ter a capacidade de influenciar diretamente a ação do usuário.

Se todos os usuários do Facebook fossem pessoas reais, talvez não teríamos problemas com a manipulação do comportamento, mas uma parte considerável das redes é dominada por robôs, que emitem feedbacks e compartilham informações com a finalidade de moldar comportamentos, tal qual ficou evidente no caso da Cambridge Analytica e as eleições nos EUA em 2018. A pergunta que fica é: será que a distopia de Huxley está tão distante de nossos dias? Será o controle do comportamento humano um caminho para alcançarmos o bem-estar? Será que Huxley está no Facebook?



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