(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump não é inimigo da imigração

Trump valoriza vistos de imigrantes voltados para profissionais de destaque em suas áreas


postado em 19/08/2019 04:00

José Vinicius Bicalho Costa Jr.
Sócio fundador da Bicalho Consultoria Legal,  mestre em direito no Brasil e nos EUA

Moro nos Estados Unidos e compreendo que seja sempre muito difícil ter um posicionamento sobre os assuntos que envolvam Donald Trump. Além de ele ser uma figura pública que divide opiniões, seus modos e comportamentos – muitas vezes agressivos – elevam a temperatura das discussões, fazendo com que as análises isentas passem a milhas de distância. No entanto, gostaria de tentar explicar quais são os reais planos do presidente norte-americano com a reforma imigratória.

Primeiramente, com exceção do último ano do governo Barack Obama, em 2016, foi nos anos da administração Trump que mais se emitiram vistos para os EUA, de acordo com informações divulgadas pelo Gabinete de Assuntos Exteriores do país (Travel.State.Gov). Ou seja: a imagem de que ele é inimigo dos imigrantes não condiz com os dados estatísticos da realidade. O que Trump deseja – e essa sim é a grande mudança – é alterar o perfil dos imigrantes, prezando pessoas que agregam valor profissional e econômico para a América, e combater com rigor a imigração ilegal.

Enquanto na gestão de Obama o documento Residência Permanente Legal nos Estados Unidos (Green Card) era expedido, principalmente, com base na relação familiar para aqueles que tivessem grau de parentesco com cidadãos americanos, Trump valoriza vistos de imigrantes voltados para profissionais de destaque em suas áreas, a fim de preencher lacunas no mercado de trabalho, no de empreendedorismo e no de investimentos. Em suma, são pessoas com formação superior, empresários e profissionais dos esportes e artes, que buscam empreender nos Estados Unidos e revalidar o diploma.

Em junho, Donald Trump comunicou que os Estados Unidos se preparavam para deportar um milhão de pessoas ilegais da América, gerando um sentimento de insegurança nos imigrantes. Nós damos suporte e auxílio para os brasileiros que querem viver no exterior e para empresas e empresários que pretendem se internacionalizar, por meio de planejamento sob ótica tributária, com regras que devem ser aplicadas. A nossa intenção é, justamente, evitar que as pessoas que nos procuram passem por esse tipo de situação.

Para se ter uma ideia, atualmente mais de 50% dos processos em que estamos trabalhando são para especialistas com carreiras brilhantes que querem seguir a atividade no exterior. Isso significa que a crise política e econômica por que o Brasil está passando está retirando do país profissionais com alto nível intelectual.

O grande conselho para os que desejam se mudar do Brasil é para se organizem antes de viajar. Às vezes, as pessoas vão para os Estados Unidos com uma expectativa de as coisas acontecerem muito rápido, mas precisam estar preparadas para encarar de tudo por aqui: apesar de termos a maior economia do mundo, todos os profissionais e negócios precisam de tempo de maturação para encontrar o tão desejado ponto de equilíbrio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)