(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESPAçO DO LEITOR

Espaço do leitor


postado em 17/08/2019 04:00 / atualizado em 16/08/2019 20:58



cartas



CRIME ORGANIZADO
Coaf contra
a corrupção

Humberto Schuwartz Soares
Vila Velha –ES

"Mais de 90% dos casos de corrupção são cometidos pelos graúdos. Daí, como são muitos, têm força e influência. O Conselho de Controle 
de Atividades Financeiras (Coaf) 
está em vias de só com autorização judicial poder repassar 
informações à Polícia Federal, proibindo o repasse espontâneo. 
O Coaf é vital no combate ao crime organizado. Os graúdos se sentem incomodados com a atuação do órgão, e como no Brasil o crime compensa, o Coaf está na iminência de ser tolhido."


BOLSONARO
Presidente passou
recado subliminar

Paulo Roberto Assis Lima
Belo Horizonte

"Estão criticando o presidente Bolsonaro por ter dito a um repórter 'faça cocô dia sim, dia não', se referindo à proteção do meio ambiente. Não entenderam o espírito da coisa. A mensagem, subliminar, foi: façam menos cagadas."
 

ALFABETIZAÇÃO
Leitor discorda 
da 'idade de corte' 

Agenor Basso
Porto Alegre 

"Com frequência, nos deparamos com situações que a lógica nos leva a ter exclamações quase de espanto de tão absurdas que são, mas são invocadas como dogmas por comodismo ou ignorância, mesmo, da realidade. O caso sobre 'idade do corte' para uma criança ser alfabetizada é um destes fatores que vão contra a lógica psicossomática, mas é cômoda para a área administrativa da educação regular em geral. Todos nós nascemos diferentes. Com amadurecimento diferente para a vida. Com habilidades diferentes. Com cérebros diferentes. Porém, a área da educação passa uma régua e bitola em todas as crianças. Que absurdo! Que demonstração de comodismo administrativo. Uma incoerência diante da realidade em que vivemos. Parece até que as faculdades de pedagogia e as escolas normais não têm cadeiras de psicologia e que nas faculdades de psicologia só existe um tipo de personalidade a ser estudada e o desenvolvimento, tanto dos meninos quanto de meninas, é sempre igual, a cada mês que passa. E quando chegam na 'idade do corte', então podem ser alfabetizados, pois atingiram todos igual amadurecimento. Atualmente, as crianças nos dão aulas de computador, de celular, de tablets e nós continuamos, pedagogicamente, dando demonstrações de cegueira diante de uma realidade que está a exigir mudanças, ou seja, exigir uma avaliação psicossomática, para constatar se a garotada está pronta ou madura para ser alfabetizada, caindo fora da inadmissível e incoerente 'idade do corte'. Como professor alfabetizador, sempre fiz isso e, em minha sala de aula, sempre tive crianças com pouca idade sendo perfeitamente alfabetizadas, pois estavam amadurecidas para essa fase. Quando nascemos, saímos de um ambiente agradável para um ambiente agressivo. Todos os nossos sentidos passam a trabalhar para que possamos viver. Ao chegarem próximo dos 5 anos, as crianças deveriam estar amadurecidas para ser alfabetizadas. Não é o 'corte' que vai constatar essa realidade, mas uma avaliação através dos oito testes ABC de Lourenço Filho. Não para classificar, porém, para avaliar o estágio de amadurecimento individual em que se encontra a criança. É mais trabalho educacional? Sim, mas é o que a educação precisa 
e, também, os pais precisam, 
jamais o tal 'corte'."



Internet


Bolsonaro sobre nome para PF no Rio: 'Quem manda sou eu'

“O pessoal da PF que não concorda com essa troca é só fazer a arminha com a mão.”
. Junior

“Ele foi curto e grosso, mas a prerrogativa da indicação é mesmo dele.”
. Rolando Silva

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”
. Jazon


Família quer que supermercado custeie cirurgia de jovem que perdeu couro cabeludo em kart

“A responsabilidade não é do supermercado. Sempre quando alguém vai fazer algo que incorre em riscos, assina um contrato se responsabilizando por qualquer coisa. E tem toda uma preparação que antecede. Muito triste o que aconteceu com ela, mas não adianta jogar a culpa nos outros.”
. Poli

“Não entendo como alguém vai dirigir um kart sem os devidos cuidados.”
. Marcia

“Não é a primeira vez. Um caso igual aconteceu em BH anos atrás.”
. Andrey Magalhães


facebook


PRF recolhe 23 radares móveis das rodovias federais em Minas

“Radar móvel não educa. Se você passa devagar quando percebe a fiscalização, logo depois está em velocidade acima do permitido.”
. Marcos Andrade

“Radares têm que ser educativos: em curvas perigosas e em locais com alto índice de acidentes. Mas, se os caras ficam escondidos, é porque o objetivo é a multa!”
. J Ribeiro Ribeiro

“Doria fez a mesma coisa em São Paulo, as mortes no trânsito dispararam exponencialmente.”
. Antônio Gonzaga


Pinguins do mesmo sexo adotam ovo no zoo de Berlim

“A natureza é diversa. Viva a diversidade!”
. João Paulo de Lorena

“Agora quero ver um dos dois machos botar ovos e dar prosseguimento à raça.”
. Ângelo Caldeira




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)