O ano de 2019 chegou com muitas expectativas no Brasil. E como está o seu planejamento profissional? Será um ano de mudanças? Você está antenado com os movimentos e as oportunidades do mercado? Pois então, não perca tempo e fique atento ao que vem por aí com essas 10 dicas de áreas que estarão em alta e que você não pode pensar em ficar de fora se busca sucesso profissional.
Mídias digitais: o mundo digital trouxe novos comportamentos de mercado e as redes sociais se tornaram o grande canal de relacionamento com os clientes. Independentemente se uma empresa é pequena ou grande, ela precisa se comunicar adequadamente com seu público e gerar engajamento, que é o que impacta diretamente nos resultados de vendas. Os profissionais que trouxerem essa expertise para 2019 terão muito espaço para agregar valor nas empresas.
Mercado de experiências: a regra para 2019 é gerar experiências positivas e inesquecíveis para os seus clientes. Aqui, os profissionais ligados à hospitalidade, eventos e relacionamento direto com os clientes terão um mercado inesgotável para explorar, com a missão de entregar o intangível, que agrega valor a todo produto ou serviço que é fornecido. Já no meio digital o profissional de experiência do usuário (UX) ganha destaque, com a missão de proporcionar em todos os canais de contato com o cliente uma boa navegabilidade, usabilidade, acessibilidade e funcionalidade.
Gastronomia: esse é um mercado que, mesmo com a crise, usou a criatividade para oferecer serviços diferenciados e de qualidade e segue forte com esse movimento para 2019 com grande destaque para áreas como cervejaria artesanal, cozinha saudável e serviços de personal chef, que são cada vez mais apreciados pelo público. Soluções em alimentos e bebidas com nicho de produtos para públicos específicos tendem a ganhar mais espaço, considerando sempre a inovação e a identificação com quem consome e a experiência no seu entorno.
Cientista de dados: vivemos na era da informação. O volume de dados é absurdo e, para que as empresas consigam definir estratégias mais assertivas, é necessária uma análise adequada de toda essa informação. Os profissionais de dados serão cada dia mais requisitados para ajudar as empresas a resolver problemas e a entender comportamentos e tendências de mercado. Para 2019, o foco será em indicadores, que são dados organizados.
Design de soluções: a vida moderna imprime uma rotina acelerada e as empresas precisam pensar em soluções que facilitem o dia a dia dos seus clientes. E aqui entra o design, em suas diferentes ramificações, com a missão de criar soluções cada vez mais funcionais, sustentáveis e com propósito. Destaque para a moda autoral, que imprime personalidade e exclusividade a suas peças. Já na linha de design de produtos e de interior a preocupação e em trazer soluções que proporcionem o bem-estar e a melhor produtividade das pessoas.
Consultoria de imagem: para 2019, segue valendo o ditado de que a primeira impressão é a que fica, e para isso é importante cuidar da imagem pessoal e passar uma mensagem positiva. Essa é uma área que ainda não é muito conhecida, mas que está ganhando seu espaço pelo valor que entrega aos seus clientes. A consultoria de imagem tem impacto direto na autoestima das pessoas, ajudando a aflorar o que elas têm de melhor e as auxiliando para uma melhor performance profissional.
Digital Influencer: o boca a boca ganhou maiores proporções através das redes sociais. São pessoas que se destacam na grande rede e formam milhares de seguidores, ditando estilo de vida e sendo embaixadores de marcas e produtos. Uma tendência para 2019 é o crescimento de microinfluenciadores, que muitas vezes não acumulam um número gigantesco de fãs, mas têm grande engajamento com um perfil de público muito específico.
Audiovisual: para 2019, é esperado que mais de 80% do tráfego de dados da internet seja de vídeos. O audiovisual é uma das áreas que mais crescem no mundo, abrindo campo para profissionais atuarem em diferentes frentes, desde as grandes produções de cinema até orçamentos menores de conteúdos para redes sociais. É comprovado que vídeos geram mais engajamento e as empresas precisam se preocupar cada vez mais com a qualidade do material que estão entregando para os seus clientes.
Gestão financeira: o grande desafio das empresas é fechar seus resultados com lucro. O papel do gestor financeiro não perde seu espaço em 2019, ao contrário, está sendo muito mais demandado. O profissional com visão de otimização de custos e orientação para resultados está sendo disputado no mercado. Grande destaque para o profissional dessa área que tem poder de engajamento da equipe e consegue criar uma cultura de negócio sustentável em toda a empresa.
Gestão de pessoas: as empresas são feitas de pessoas. Cabe ao gestor de pessoas montar um time vencedor e acompanhá-lo no dia a dia, rumo às metas da empresa. Uma responsabilidade muito grande fará com que esse profissional tenha destaque em 2019: criar nas pessoas o sentimento de pertencimento e de orgulho em fazer parte da empresa na qual trabalha, pois esse é o diferencial para ter uma equipe engajada e com foco no cliente.