
Uma denúncia de suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal foi levantada contra Agenor, por utilizar a imagem de um animal silvestre sem autorização foi feita ao órgão e desta ação, foi gerada uma multa. Para arcar com o custo, uma vaquinha virtual foi aberta. Além disso, o tiktoker teve de entregar o animal. Agenor divulgou uma extensa despedida para a capivara na madrugada desta sexta-feira (28/04).
Em trecho, ele lamenta não poder estar mais por perto: “Essa decisão dolorosa é pelo bem dela, ainda que isso me custe não ver mais seus pulinhos pra nadar e sua carinha comendo capim. E de tantos lugares para a Filó está, o seu verdadeiro habitat natural é o meu coração e de lá ninguém arranca.”
A deputada estadual Joana Darc participou intensamente na defesa do influencer, fazendo vários vídeos em conjunto de Agenor.
O Ibama concedeu liberação para o animal ficar em algum bando natural perto do antigo dono, mas, o pecuarista teme os perigos da região para o animal. Em diálogo com o instituto, foi decidido que o mamífero fosse levado para Manaus até a segunda (24/04) – prazo já expirado.
Após a data estipulada, o transporte foi via avião e o animal foi deixado sob cuidados de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que ajudará Filó a ser reintegrada em bando natural.
