(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REDES SOCIAIS

Fake ou real? Vídeo de pérola dourada intriga internet

Público desconfia do conteúdo e investiga a existência do material metalizado


23/04/2023 21:23 - atualizado 23/04/2023 21:31
438

pérola dourada
As imagens impressionam, mas não há informações sobre a existência da perola exibida (foto: Reprodução/Redes sociais )
O vídeo em que uma mulher diz que encontrou uma suposta “espécie rara” de pérola dourada viralizou nas redes sociais neste domingo (23/4). As imagens impressionam os usuários, que suspeitaram da origem do material, e, com as especulações, descobriram que o conteúdo é falso.
 

Na publicação, que tem mais de 3,3 milhões de visualizações no Twitter @choquei, é possível ver uma mulher extraindo, de uma grande ostra, diversas pérolas cor de ouro. No entanto, as suspeitas foram evidenciadas pela quantidade numerosa de pérolas retiradas do molusco e a cintilância do material. 

“Tá bom que ela tirou esse tanto de pérola com cor metálica daí de dentro. Nem a Mikimoto (joalheria) consegue uma proeza dessa. É muito fácil enganar vocês”, disse uma pessoa. 

A desconfiança com o conteúdo logo foi atestada pelos usuários, que investigaram a existência do objeto. Na pesquisa, confirmaram que realmente existe uma pérola rara, mas ao contrário do que mostra no vídeo, é fruto de um cultivo aprimorado geneticamente.
 

 

Esferas raras e douradas 

Naturalmente, as pérolas se formam quando um corpo desconhecido, como grão de areia, adentra o interior de seu organismo. O mecanismo de defesa do molusco libera uma substância que envolve esse corpo desconhecido, formando a pérola.

Entretanto, é possível manipular essa produção, alterando a genética da ostra. Assim faz o francês Jacques Branellec, produtor das esferas douradas. Suas áreas de cultivo são restritas e bem protegidas nas Filipinas. Além da moderada produção, pois os materiais demoram cerca de cinco anos para ficarem prontos, a tonalidade das pérolas não é tão vívida como nas imagens que viralizaram, nem metalizadas. 

Após a repercussão do vídeo, a influenciadora Bic Müller fez a alegria dos céticos compartilhando os detalhes de sua pesquisa sobre o tema em uma thread, que conta com mais de 16,1 mil curtidas. No twitter, ela disse: Vi o vídeo da “caçadora de pérolas” que achou pérolas douradas (fake, por sinal) e fui pesquisar sobre.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)