(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRAGÉDIA

Petrópolis: no 6º dia, número de mortos chega a 152 e 154 desaparecidos

Equipes de resgate ajudam famílias e buscam corpos em meio a escombros. Diversas casas foram completamente destruídas


20/02/2022 14:59 - atualizado 20/02/2022 16:49

Equipe de resgate retira corpo (encoberto com cobertores) da lama em Petrópolis
Desastre deixou mais de 100 vítimas fatais (foto: EPA)

Fortes chuvas que caíram em Petrópolis (RJ), na região Serrana do Rio, provocaram enchentes e deslizamentos na noite de terça (15/2), com pelo menos 152 mortos contabilizados até o início da tarde deste domingo (20/2), segundo o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.




De acordo com a Polícia Civil, 147 corpos já foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Petrópolis: 91 são do sexo feminino e 56 do sexo masculino. Entre eles, 28 são crianças ou adolescentes. No total, 124 já foram identificados.

Ainda segundo a Polícia Civil, 108 corpos já foram liberados e entregues para a funerária.

Conforme a Prefeitura de Petrópolis, até o fim da manhã de sábado (19/2) 65 vítimas da chuva já haviam sido sepultadas em um cemitério da cidade.

Até a manhã deste domingo havia 154 registros de pessoas desaparecidas na cidade, segundo dados da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).

A Prefeitura de Petrópolis decretou estado de calamidade pública após o temporal. Nos últimos dias, as buscas chegaram a ser suspensas em algum período em decorrência de novas chuvas na região.

Equipes de resgate trabalham na região desde a noite de terça-feira, ajudando famílias e buscando corpos em meio a escombros.


Homem resgata cachorro em meio à lama em Petrópolis
Equipes de resgate passaram a noite ajudando famílias (foto: Reuters)

A Concer informou na manhã desta quarta-feira, que equipes estão fazendo o desmonte de uma rocha de grande porte que deslizou sobre a pista de subida da Serra de Petrópolis, na altura do km 82 da BR-040. O trecho está em sistema de pare e siga. pic.twitter.com/pM5viPcK8Z

— Tribuna de Petrópolis (@e_tribuna) February 16, 2022

Diversas ruas da cidade ficaram intransitáveis após o temporal, algumas ruas do Centro Histórico de Petrópolis perderam o asfalto e inúmeras casas foram destruídas em diferentes trechos do município. Uma das áreas mais devastadas foi o Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra. Ali, segundo estimativas de autoridades locais, ao menos 80 casas foram atingidas por uma barreira que caiu na região.


Carro boiando em área alagadas em vista aérea
Chuva causou enchentes e deslizamentos (foto: EPA)

"A Prefeitura de Petrópolis está com todas as equipes mobilizadas para o atendimento às ocorrências. As pessoas estão acolhidas nos pontos de apoio que funcionam em escolas da cidade", informou o governo municipal em seu site no Facebook logo após o temporal.


Petropolis
Fortes chuvas que caíram em Petrópolis (RJ), na região Serrana do Rio, provocaram enchentes e deslizamentos na noite de terça (15/2) (foto: Reuters)

"Nos locais, a população recebe o suporte de profissionais de Assistência Social, Educação, Saúde, além da Defesa Civil, que está totalmente dedicada ao atendimento aos casos com vítimas. Os agentes atuam em conjunto com o 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Equipes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis e Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes também atuam por toda a cidade."

Na semana passada, a Secretaria de Defesa Civil havia colocado a cidade em Estágio Operacional de Atenção devido à previsão de fortes chuvas. No entanto, como não houve o volume esperado, o governo municipal retornou a cidade para o Estágio Operacional de Observação na segunda-feira (14/2).

Mas na terça-feira o volume de chuvas aumentou muito, provocando grandes estragos pela cidade.

Autoridades no local

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, André Ceciliano, se deslocaram para o município para acompanhar os trabalhos de resgate na manhã de quarta-feira.


Moradores observam destruição causada pela chuva
Moradores observam destruição causada pela chuva (foto: Reuters)

"As imagens são muito fortes e, provavelmente, vamos amanhecer com imagens tão ou mais fortes. É realmente uma tragédia grande. [...] O que nós vimos é uma cena muito triste, cena praticamente de guerra", disse o governador na noite de terça-feira à TV Globonews.

Segundo o governador, o volume de chuvas "é praticamente como nunca foi visto na cidade" antes.


Pessoas procuram por sobreviventes em área destruída por deslizamento
Deslizamento destruiu dezenas de casas (foto: Reuters)

O presidente Jair Bolsonaro, que estava em visita oficial à Rússia, tuitou logo após a tragédia para afirmar que fez telefonemas a ministros para envio de auxílio às vítimas.

- De Moscou tomei conhecimento sobre a tragédia que se abateu em Petrópolis/RJ.

- Fiz várias ligações para os Ministros @rogeriosmarinho e Paulo Guedes para auxílio imediato às vítimas, bem como conversei com o @DefesaGovBr , General Braga Neto, que me acompanha na Rússia.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 16, 2022

Medidas do Município

De acordo com a Prefeitura de Petrópolis, equipes da Defesa Civil têm trabalhado no atendimento a ocorrências e têm apoiado o Corpo de Bombeiros em áreas onde há suspeita de vítimas.

Segundo o prefeito da cidade, Rubens Bomtempo, todas as pastas do município estão "empenhadas no atendimento a ocorrências e ações de recuperação da cidade".

Conforme a gestão local, a Defesa Civil tem feito vistorias em locais onde há deslizamentos e avaliado riscos estruturais em ruas e imóveis, "além de vistorias preventivas e rondas pela cidade".

A Defesa Civil, segundo a gestão local, também tem dado suporte para a população por meio de orientações de segurança, avaliação das estruturas e apoiando com a destinação de suprimentos que têm sido doados para os moradores da região.

As aulas estão suspensas e as escolas da rede pública se tornaram pontos de apoio e atendimento às famílias por profissionais da Assistência Social, Saúde, Educação e Agentes Comunitários.

Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)