(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIA DAS BRUXAS BRASILEIRO

E se o Halloween fosse uma tradição brasileira?

Se o Dia das Bruxas tivesse sido inventado no Brasil, certamente os rituais da festa seriam bem diferentes das abóboras recortadas e fantasias americanas


30/10/2021 19:00 - atualizado 30/10/2021 20:04

arte mostra abóboras recortadas com rostos assustadores e velas dentro
Abóboras? Se o Halloween tivesse surgido no Brasil, os enfeites seriam outros (foto: Arte EM)

A tradição popular norte-americana de enfeitar casas com decorações macabras para o Halloween, comemorado em 31 de outubro,  tem origem em tradições que surgiram na Idade Média . Muitos desses rituais inspirados na cultura celta não têm relação com a cultura brasileira. Mas, e se o Dia das Bruxas tivesse sido inventado no Brasil? O país tem, naturalmente, uma infinidade de superstições. E, por isso, se essa tradição fosse nossa, com certeza os métodos para espantar espíritos seriam outros.


Em sua origem, o 31 de Outubro marcava o fim da colheita e o início do inverno no hemisfério norte. E, de acordo com a crença celta, povos que ocuparam parte da Europa entre 1200 a.C e 500 d.C, nesse período do ano os mortos vivos retornavam. E, para espantar espíritos malignos que rondavam vilas e cidades, as casas eram decoradas com objetos macabros.

Armadilha infalível

arte mostra uma escada aberta
Essa superstição faz qualquer um mudar de caminho (foto: Freepik)
Dizem que passar embaixo de uma escada dá azar. Portanto, deixar uma aberta em frente à porta de casa é muito mais efetivo do que uma abóbora! É garantido que nada passará.

Combinação perigosa

arte mostra manga e leite
Leite com manga... não precisa nem explicar, né? (foto: Freepik)
Outra armadilha infalível que os brasileiros aprendem desde criança: manga com leite. Então, o Halloween brasileiro certamente teria trocado doces por esse combo irresistível e supostamente mortal.

Melhor evitar, né?

arte mostra um par de chinelos de dedo
Não tem espírito que não se assuste com chinelos virados para baixo (foto: Freepik)
E da infância viria outro aprendizado contra espíritos malignos. Viu algo sobrenatural se aproximando? Pegue rapidamente um par de chinelos e vire-os para baixo. Assusta qualquer um, na hora.

Aquele santo remédio

arte mostra uma tjgela com chá de boldo
Seus avós já falavam isso, então, não custa repetir: %u2018chá de boldo cura tudo%u2019 (foto: Freepik)
E caso nada disso funcione, ainda há uma saída. Seguindo os conselhos de nossos avós, tomar chá de boldo é a solução para tudo. Então, mau-olhado deve estar nessa lista.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)