(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APÓS 15 MESES

COVID-19: Amazonas não registra morte pela primeira vez desde abril de 2020

Estado da Região Norte do Brasil tem 13,7% de sua população imunizada com as duas doses da vacina contra o novo coronavírus, segundo o governo local


06/07/2021 21:41 - atualizado 06/07/2021 22:20

Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, registrou alto número de sepultamentos de vítimas da COVID-19(foto: Michael Dantas/AFP )
Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, registrou alto número de sepultamentos de vítimas da COVID-19 (foto: Michael Dantas/AFP )
 

Pela primeira vez desde 1º de abril de 2020, o Amazonas não registrou mortes por COVID-19, informa a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do estado, na divulgação dos dados do boletim desta terça-feira (6/7).

 

 

 

“Nas últimas 24 horas, o Amazonas não registrou nenhuma morte por COVID-19, segundo o boletim diário da FVS. Vamos continuar avançando na vacinação para que notícias como essa se tornem cada vez mais frequentes”, escreveu o governador Wilson Lima (PSC) no Twitter.

 

O Amazonas computa 13.349 mortes por causadas pelo novo coronavírus e 405.066 casos confirmados. O número de diagnósticos cresceu em 719.

 

O estado registra 1.565.933 pessoas vacinadas com a primeira dose e 557.414 com a segunda. Assim, 37,22% do público-alvo da campanha têm alguma proteção contra o vírus, enquanto 13,7% já completou o esquema vacinal.

Colapso na saúde 

 

O Amazonas protagonizou um dos momentos mais tristes da pandemia no Brasil. Em janeiro, a falta de oxigênio em unidades de saúde do estado causou a morte de várias pessoas, com um pico de 176 óbitos no dia 14 daquele mês.

 

O problema virou uma das peças-chave da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, no Senado Federal. O governador Wilson Lima chegou a ser convocado para depor na CPI, mas não compareceu, amparado por autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Oficialmente, Lima creditou sua ausência a uma onda de ataques a equipamentos públicos e ônibus do estado após a morte de um traficante durante operação policial em Manaus.

 

Ainda assim, documentos obtidos pela CPI mostram que o governo do Amazonas requisitou azitromicina e ivermectina ao Ministério da Saúde, medicamentos sem eficácia contra a COVID-19, durante o colapso de janeiro.

 

Ouvido sobre a questão, o ex-ministro da Saúde Eduardo culpou a empresa White Martins pela falta de oxigênio no estado. Porém, a empresa alegou ter enviado e-mail três dias antes do colapso pedindo apoio logístico do governo federal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)