(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PFIZER

Pfizer: Pazuello não comprou vacina com 94% de eficácia

A principal seguradora de saúde de Israel afirmou no domingo (14/02) que a vacina contra COVID-19 da Pfizer/BioNtech foi 94% eficaz


15/02/2021 18:57 - atualizado 15/02/2021 19:53

Vacina da Pfizer é 94% eficaz(foto: Pfizer/Reprodução)
Vacina da Pfizer é 94% eficaz (foto: Pfizer/Reprodução)
A principal seguradora de saúde de Israel afirmou no domingo (14/02) que a vacina contra COVID-19 da Pfizer/BioNtech foi 94% eficaz. É o que apontou um estudo realizado com mais de um milhão de pessoas vacinadas. No Brasil, o imunizante foi negado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e ironizado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

"Houve uma redução de 94% na taxa de infecção sintomática e uma queda de 92% na taxa de doença grave, em comparação com 600 mil semelhantes que não foram vacinados."
 
Ainda segundo a seguradora, a eficácia da vacina é mantida em todas as categorias de idade, incluindo aquelas com mais de 70 anos.
 
Israel é o país que já administrou a maior taxa de vacinação proporcional no mundo. Cerca de 3,8 milhões de doses já foram aplicadas no país. Dessas, 2,4 milhões de pessoas já receberam a segunda dose.
 

Condições 'leoninas'


Na última quinta-feira (11/02), Pazuello esteve presente em sessão plenária no Senado Federal para prestar esclarecimentos sobre ações contra a COVID-19 adotadas pela pasta e o planejamento da vacinação no Brasil. 
 
Durante discurso, o ministro falou sobre cada um dos imunizantes disponíveis e as negociações com a pasta.

Ao citar a Pfizer, ele fez duras críticas pelos entraves impostos para a venda da vacina no país. Segundo ele, as condições impostas foram “leoninas”. 

Ele também afirmou que, apesar dos problemas advindos da necessidade do imunizante, que precisa ser armazenado a uma temperatura de -80ºC, o empecilho seria o contrato.
 

Virar jacaré

Em dezembro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro questionou os possíveis efeitos colaterais das vacinas contra o coronavírus, tomando como exemplo a da Pfizer/BioNtec, e afirmou que não há garantia de que ela não transformará quem a tomar em “um jacaré”.

“Lá no contrato da Pfizer, está bem claro nós (a Pfizer) não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral. Se você virar um jacaré, é problema seu”, disse Bolsonaro na época.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)