(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TESTES

Morre brasileiro voluntário em testes da vacina de Oxford contra COVID-19

O orgão não informou se ele tomou a vacina ou o placebo


21/10/2020 14:06

Anvisa informou a morte de um voluntário brasileiro que participava dos testes da vacina de Oxford(foto: Nicolas Asfouri/AFP)
Anvisa informou a morte de um voluntário brasileiro que participava dos testes da vacina de Oxford (foto: Nicolas Asfouri/AFP)
Na tarde desta quarta-feira (21), a Anvisa informou a morte de um voluntário brasileiro que participava dos testes da vacina de Oxford. O orgão não informou se ele tomou a vacina ou o placebo

Em nota, a Anvisa reitera que foi formalmente informada há três dias, na data 19 deste mês. Além disso, a Agência se compromete a cumprir os regulamentos, assegurando a privacidade dos voluntários.

Veja a íntegra do posicionamento divulgado pela Anvisa:

"Em relação ao falecimento do voluntário dos testes da vacina de Oxford, a Anvisa foi formalmente informada desse fato em 19 de outubro de 2020. Foram compartilhados com a Agência os dados referentes à investigação realizada pelo Comitê Internacional de Avaliação de Segurança. É importante ressaltar que, com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação.

Portanto, a Anvisa reitera que, segundo regulamentos nacionais e internacionais de Boas Práticas Clínicas, os dados sobre voluntários de pesquisas clínicas devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade, dignidade humana e proteção dos participantes.

A Anvisa está comprometida a cumprir esses regulamentos, de forma a assegurar a privacidade dos voluntários e também a confiabilidade do país para a execução de estudos de tamanha relevância.

A Agência cumpriu, cumpre e cumprirá a sua missão institucional de proteger a saúde da população brasileira."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)