O pesquisador e diretor-geral do Instituto Agronômico (IAC), Marcos Antônio Machado, tomará posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) nesta quarta-feira, 23. A apresentação dos novos membros será a partir das 20h, durante a Reunião Magna Virtual da ABC, que vai até 2 de outubro. Com o tema "O Mundo a partir da covid-19", o evento terá tradução simultânea. Veja aqui a programação.
Os membros titulares da ABC são cientistas com destacada atuação científica, radicados no Brasil há mais de dez anos. Machado é diretor-geral do IAC desde 24 de janeiro de 2019 e pesquisador do Instituto na área de citricultura. Foi diretor do Centro de Citricultura "Sylvio Moreira" do IAC de 17 de maio de 2003 a 1º de agosto de 2018, quando se tornou diretor-técnico do Centro de Programação de Pesquisa do IAC. É agrônomo formado pela Universidade de Brasília, em 1978, tem mestrado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa, em 1981, e doutorado em Agronomia, pela Justus Liebig Universitat, Giessen, na Alemanha, em 1987.
Segundo Machado, a Academia é o fórum mais qualificado, científico e tecnologicamente, não só no Brasil como em todo o mundo. "Ser eleito significa ser aprovado pelos seus pares nesse elevado fórum, é um reconhecimento mundial, sinto-me particularmente contente de estar na Academia, principalmente porque represento um dos setores mais importantes do Brasil, que é a agricultura", avalia.
A relação dos novos membros titulares da ABC resultou da eleição na Assembleia Geral Ordinária, realizada em 3 de dezembro de 2019, na Sede da ABC, no Rio de Janeiro. Não fosse a pandemia, a posse dos novos Acadêmicos teria sido realizada na Capital carioca, na Escola Naval, em maio passado.
Publicidade
GERAL
Diretor do IAC toma posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências
Publicidade
