(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MARCHA VIRTUAL

Marcha pela Vida em defesa da saúde, ciência e democracia começa pela rede brasileira

Movimento reúne palestras virtuais, debates e protestos com a #MarchaPelaVida em várias redes sociais


postado em 09/06/2020 09:36 / atualizado em 09/06/2020 10:11

(foto: (Imagem: Divulgação / Marcha pela vida ORG))
(foto: (Imagem: Divulgação / Marcha pela vida ORG))
Nesta terça-feira (9), um movimento virtual se inicia em todo o Brasil, A Frente pela Vida, movimento que reúne entidades de diversos setores da sociedade civil, realiza a #MarchaPelaVida. O objetivo é ocupar as redes, ao longo do dia,com atividades que reforcem a importância de defender a ciência, o SUS, a solidariedade e a democracia: valores fundamentais para garantir a vida e a saúde de todos os brasileiros e enfrentar a pandemia de coronavírus.

Mais de 300 organizações, dentre elas universidades publicas, fundações de pesquisa e outras, já apoiam o evento, cuja programação consiste em debates - espalhados pelas mídias das entidades -, um tuitaço, às 12h, um painel unificado, às 13h, e um ato político, às 16h, que endereçará o documento motriz da Frente a parlamentares.

"Diante da grave situação econômica, social, política e sanitária, com centenas e milhares de infectados pelo novo coronavírus, e dezenas de milhares de mortos, mais de 400 entidades e movimentos sociais se uniram em defesa da vida", diz o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Ildeu Moreira, que está à frente do projeto, em vídeo divulgado no canal do YouTube da SBPC, convidando brasileiros a participarem da Marcha Virtual pela Vida.

Outra organizadora é a A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e receberá o seminário da Rede em Pesquisa à Atenção Primária à Saúde (Rede APS/Abrasco) e Experiências de fortalecimento da Estratégia Saúde da Família para o enfrentamento da COVID-19. O encontro virtual pretende analisar experiências locais de reestruturação da Atenção Básica e iniciativas inovadoras na ESF, no que tange à pandemia, além de debater as fragilidades identificadas.

Como participar:


Os participantes da  Marcha Virtual pela Vida também poderão demonstrar seu apoio à manifestação por meio do aplicativo Manif.app, uma ferramenta que permite que pessoas protestem virtualmente, em tempo real, obedecendo as recomendações da OMS de distanciamento social para evitar a disseminação da COVID-19.

Importantes cientistas, gestores públicos, ativistas, parlamentares e artistas endossam o movimento - como Jurema Werneck, Gregório Duvivier, Sidarta Ribeiro, Silvio Tendler, Frei Betto, Jandira Feghali e os ex-ministros da saúde Alexandre Padilha e José Gomes Temporão.

Os depoimentos estão reunidos no site elaborado para o evento, assim como a programação completa, a declaração das entidades, notícias e materiais de divulgação. Acesse o site e veja como se juntar à #MarchaPelaVida.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)