(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SITUAÇÃO GRAVE

COVID-19: Somente um a cada três entubados consegue sobreviver

Especialistas explicam que, entre os principais desafios no tratamento dos casos graves da doença, estão complicações respiratórias e rapidez da evolução do vírus


postado em 29/05/2020 08:00

(foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP)
(foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP)

Somente um em cada três pacientes de COVID-19 entubados em unidades de terapia intensivas (UTIs) no país sobrevive. Os dados são do projeto UTIs Brasileiras, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e do Epimed.

Mais de 30% dos pacientes internados com a doença pesquisados morreram. A estatística fica ainda mais preocupante se analisados os casos que precisaram do auxílio de ventilação mecânica para continuar respirando. Nessa situação, 66,2% dos pacientes faleceram.

Especialistas ouvidos pelo Correio Braziliense explicam que, entre os principais desafios no tratamento dos casos graves da doença, estão as complicações respiratórias e a rapidez da evolução do vírus.

Coordenador da emergência do Hospital Águas Claras, em Brasília, Rodrigo Biondi destaca que o primeiro grande desafio para tentar frear as estatísticas é a rapidez do agravamento da doença. “Diferentemente de outras patologias, os pacientes graves de COVID-19 evoluem muito rapidamente para insuficiência respiratória, alguns, em horas. Além disso, não sabemos exatamente qual paciente vai evoluir para insuficiência respiratória e qual não vai”, explica o médico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)