(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Casos suspeitos de coronavírus no Brasil sobem para 488

Boletim divulgado nesta terça-feira (3) pelo Ministério da Saúde aponta que o país segue com dois casos confirmados. Desde o início do monitoramento já foram descartados 240 casos


postado em 03/03/2020 16:31 / atualizado em 04/03/2020 17:24

(foto: KOOSHA MAHSHID FALAHI)
(foto: KOOSHA MAHSHID FALAHI)
O número de casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus subiu para 488, segundo balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (3). Nessa segunda-feira, a pasta anunciou que monitorava 433 casos suspeitos. Até agora, já foram descartados 240 casos. O país segue com dois casos confirmados de COVID-19: são dois pacientes residentes de São Paulo que retornaram de viagem da Itália, um dos maiores focos da contaminação. A maioria dos casos suspeitos está em São Paulo, com 130. Já o Rio Grande do Sul tem 82 e o Rio de Janeiro, 62. Minas Gerais contabiliza 58 casos suspeitos. 

 

Veja a coletiva de imprensa do Ministério da Saúde:

 

 

 

O Ministério vai incluir até quarta-feira (4) novos países na lista de histórico de viagem, entre eles os EUA. Agora, os brasileiros que voltarem do país e relatarem sintomas serão avaliados como possíveis casos suspeitos. Segundo o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis, os EUA já estavam na lista de países com transmissão interna, mas não no grupo de alerta para viajantes. "Com inclusão dos EUA, número de suspeitos tende a crescer muitas vezes", disse Reis. 
  
Segundo o secretário, aproximadamente 30 países estarão na lista. As pessoas que regressam desses países e apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, entrarão na contagem de casos suspeitos. Por causa da ampliação da lista, o Ministério afirma que o foco do monitoramento do COVID-19 no Brasil será na prevenção e assistência, e menos na divulgação de números. 

O secretário-executivo do Ministério da Saúde ainda disse que a pasta não quer incentivar que todas as pessoas busquem atendimento se sentirem sintomas leves. "Mesmo que tenham vindo desses países, com sintomas leves ou assintomáticos, não devem buscar o posto de saúde. Gradativamente temos que desmobilizar esse movimento. Se fizermos isso, vamos encher nossas unidades de saúde com casos leves e assintomáticos", disse Reis. 
 
No caso de sintomas leves, o secretário afirmou que é melhor ligar para o Disque Saúde do Ministério, no número 136. "O critério é o mesmo de anteriormente. As pessoas, quando ficavam gripadas, iam todas ao posto de saúde? Não. Não precisamos impor que as pessoas com sintomas leves vão a uma unidade de saúde", afirmou Reis. 


Acre: 0
Amapá: 0
Amazonas: 3
Pará: 1
Rondônia: 1
Roraima: 0
Tocantins: 0

Alagoas: 4
Bahia: 21
Ceará: 19
Maranhão: 1
Paraíba: 4
Pernambuco: 4
Piauí: 1
Rio Grande do Norte: 2
Sergipe: 1

Espírito Santo: 5
Minas Gerais: 58
Rio de Janeiro: 62
São Paulo: 130

Distrito Federal: 12
Goiás: 7
Mato Grosso do Sul: 6
Mato Grosso: 6

Paraná: 14
Santa Catarina: 43
Rio Grande do Sul: 82
 
Fonte: Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde 
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)