Publicidade

Estado de Minas GERAL

Pesquisa revela disparidades de conexão entre escola urbana e rural


postado em 23/08/2018 07:28

A conexão de estudantes e professores é desigual quando são comparadas as áreas rurais e urbanas. A pesquisa TIC Educação, que passou a entrevistar no ano passado as instituições rurais, aponta que, entre elas, só 36% tinham acesso à internet.
Quase metade dessas escolas (48%) apontou a infraestrutura de acesso como motivo para não usar a internet e 28% destacaram o alto custo da conexão.

"Vimos uma incorporação crescente da internet nas escolas urbanas e é preciso desenvolver medidas para dar as mesmas oportunidades a estudantes que vivem em áreas rurais. A pesquisa mostra que os dispositivos estão presentes e estão sendo usados. O papel do governo talvez seja o de desenvolver outras habilidades, que não são cobertas pelas mídias móveis, como aprender a lidar com programação", diz Fábio Senne, coordenador-geral de pesquisas do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br).

O estudo TIC Educação coletou dados de 957 escolas localizadas em áreas urbanas e realizou 1.481 entrevistas com diretores ou responsáveis pelas instituições de ensino localizadas em áreas rurais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade