
Segundo a Polícia Militar, o Batalhão de Choque (BPChq) iniciou às 8h uma operação planejada com base em dados de inteligência nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, no Leme, na zona sul, onde há uma guerra entre facções rivais do tráfico desde o início do mês passado.
Ainda de acordo com a PM, por volta das 13h, os policiais se deparam com um grupo de criminosos armados na mata acima da comunidade e houve tiroteio. Os bandidos tentaram, então, fugir por cima do morro, cuja outra face é voltada para a Praia Vermelha, na Urca.
A região é uma área militar e concentra a Escola Superior de Guerra, o Instituto Militar de Engenharia (IME), além de um batalhão do Exército. Imagens de um vídeo que circula nas redes sociais mostram um dos bandidos tentando descer pela pedra e alcançar a praia. Ele acabou sendo preso pela polícia. Seis fuzis foram apreendidos.
A polícia usou um helicóptero e um jet-ski na perseguição dos criminosos. O bondinho do Pão de Açúcar parou de funcionar às 14h30 e só reabriu depois das 17h. Já o aeroporto teve as atividades suspensas entre as 15h15 e 15h30. Segundo a Infraero, esta é a segunda vez que o aeroporto é fechado por conta de um tiroteio: a primeira foi em março deste ano.
(Roberta Jansen)
