(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fóssil que viveu há 237 milhões de anos é encontrado no Rio Grande do Sul

Paleontologistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) descobriram a nova espécie de réptil fóssil pré-histórico


postado em 08/05/2018 18:31 / atualizado em 08/05/2018 18:42

Ilustração de como seria o fóssil réptil Pagosvenator candelariensis há 237 milhões de anos(foto: Renata Cunha/UFRGS/Divulgação)
Ilustração de como seria o fóssil réptil Pagosvenator candelariensis há 237 milhões de anos (foto: Renata Cunha/UFRGS/Divulgação)


Paleontologistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) descobriram uma nova espécie de réptil fóssil pré-histórico Pagosvenator candelariensis, que viveu há aproximadamente 237 milhões de anos. Em abril deste ano, o estudo foi publicado no periódico britânico Zoological Journal of the Linnean Society.

A nova espécie foi denominada como "Pagosvenator candelariensis", e teria sido encontrada no município de Candelária, no Vale do Rio Pardo, a cerca de 190 km de Porto Alegre. Não se sabe com exatidão onde foi encontrado, porque o fóssil foi doado anonimamente para o Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues, em Candelária. Os pesquisadores consideram, a partir da  análise dos elementos químicos presentes no objeto, ser provável que o fóssil estivesse na região.

O fóssil entregue aos pesquisadores tinha crânio e uma mandíbula quase completos, o que é considerado raro. Algumas vértebras do pescoço e placas ósseas também chegaram ao grupo de pesquisa, que diz ser similar aos dos crocodilos atuais. Para realizar o estudo, foram utilizadas técnicas de tomografia computadorizada, a partir das quais os cientistas tiveram acesso a diversas informações sobre a anatomia do animal sem danificar o material.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)