Publicidade

Estado de Minas

Suinocultor criou o javaporco


postado em 24/12/2016 09:37

Barretos, 24 - O suinocultor que trouxe javalis para o País, há cerca de 25 anos, acabou surpreendido. “Quem importou estava acostumado a ver um porco doméstico com seis meses de idade atingir 100 quilos. O javali atinge 60 kg em média. A taxa de aproveitamento do porco também é muito maior. Depois de limpo, vai dar uns 70 kg de carne. Já o javali rende só uns 50%. Além disso, a carne de javali é mais cara, não é todo mundo que pode pagar”, descreve o ecólogo Felipe Pedrosa, doutorando da Unesp de Rio Claro, sobre o início do problema.

“Aí o produtor tentou salvar o negócio e cruzou o javali com porcas. Esse cara fez o javaporco, chegando fácil a 120 kg. O bicho era bem maior, mas continuava sendo muito agressivo. Alguns fugiram, outros simplesmente foram soltos pelos criadores nos mais diferentes lugares.” Sem predadores naturais - só onças, em extinção - a multiplicação foi rápida. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade