(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jornalista José Carlos Avellar morre no Rio aos 79 anos

Avellar trabalhou mais de 20 anos como crítico de cinema no Jornal do Brasil e atuou como diretor da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM)


postado em 18/03/2016 14:19

O jornalista e crítico de cinema José Carlos Avellar morreu nesta sexta, aos 79 anos, no Rio de Janeiro. Avellar estava internado desde 9 de fevereiro no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital São Lucas e, de acordo com a assessoria de imprensa da unidade, morreu em decorrência de complicações de um linfoma.

Avellar trabalhou mais de 20 anos como crítico de cinema no Jornal do Brasil e atuou como diretor da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), diretor cultural da extinta estatal Embrafilme e diretor-presidente da RioFilme (empresa de cinema da prefeitura do Rio). Recentemente, ele atuava como consultor do Festival de Cinema de Berlim (Alemanha) e coordenador de Cinema do Instituto Moreira Salles.

É autor dos livros O Chão da Palavra, um ensaio sobre cinema e literatura no Brasil, e A Ponte Clandestina, sobre cinema na América Latina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)