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Estado de Minas

Consulado americano suspende entrevistas dos dias 18 e 19 após problema técnico

De acordo com a embaixada dos Estados Unidos, os solicitantes devem receber um e-mail com os detalhes para fazer o reagendamento das entrevistas


postado em 16/06/2015 16:19 / atualizado em 16/06/2015 17:52

O sistema de emissão de passaportes e vistos americanos continua fora do ar por causa de uma falha técnica nos Estados Unidos e ainda sem previsão para a normalização. Por causa do problema, a embaixada em Brasília afirmou que as pessoas agendadas para entrevistas na próxima quinta-feira e sexta-feira na capital federal, em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, terão que reagendar para outra data. Os solicitantes devem receber um e-mail com os detalhes sobre os procedimentos.

Ainda de acordo com a embaixada, as entrevistas marcadas para quarta-feira em São Paulo também estão canceladas. Em Belo Horizonte, não foi atingido o serviço de renovação, feito no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Cavs), no Bairro Santa Efigênia, mas quem pediu o visto pela primeira vez na embaixada em Brasília ou em consulados pelo país pode ter de esperar mais tempo que o previsto para receber o passaporte de volta.

A falha de sistema foi admitida na segunda-feira pelo governo norte-americano. O problema técnico ocorre com o sistema de emissão de passaporte em Washington: após a aprovação do pedido de visto pela embaixada ou consulados, um formulário é enviado para a capital americana, que, então, envia a autorização para a impressão do visto no passaporte. Essa etapa do formulário é afetada pela falha.

A embaixada dos Estados Unidos não informou a causa do problema, mas, por meio de nota, lamentou inconvenientes e afirmou trabalhar para “corrigir o problema e restaurar a funcionalidade completa”. As entrevistas e processos para a retirada dos vistos continuam sendo realizados na embaixada em Brasília e nos consulados no Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, mas o prazo-padrão de entrega, de 10 dias úteis, deve ser extrapolado.

A seção mineira da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG) informou, na segunda-feira, que, como os problemas são recentes, ainda não registrou problemas com passageiros. “Hoje as pessoas já se preparam com antecedência para viajar. Então, a maioria dos turistas que vão deixar o país em julho já está com os documentos em mãos ou em andamento”, afirmou Regina Casale, diretora-administrativa da Abav-MG.

Regina Casale, no entanto, faz um alerta para as pessoas que não se programaram para viajar. “A preocupação é com pessoas que se preparam em cima da hora, com o visto vencido. Muita gente confunde a data do visto com a do passaporte. Caso isso aconteça, não tem muito o que fazer. A pessoa pode mudar o destino da viagem para um lugar que não exige visto ou aguardar a situação se normalizar”, disse. A Abav sugere sempre a turistas que queiram viajar aos Estados Unidos que peçam visto com antecedência de três a quatro meses. “Como vale por 10 anos, não tem problema fazer com antecipação”, comenta Regina.

A embaixada dos Estados Unidos disponibiliza um canal para cidadãos com nacionalidade americana que precisam realizar viagem de urgência. O pedido pode ser feita por meio do https://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/lost.html.


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