(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grupo protesta contra obra que removeu árvores na Radial Leste


postado em 01/05/2015 20:31

São Paulo, 01 - Um grupo de pessoas protestou na manhã desta sexta, 1º, contra uma obra da Prefeitura na Radial Leste, próximo ao Parque Dom Pedro, que causou a remoção de aproximadamente mil árvores. A ação, que consistiu em encravar cruzes de madeira no canteiro do início da via, partiu do grupo Muda Mooca, coletivo de plantio de árvores que atua principalmente no bairro que lhe dá nome, mas também em outras partes da cidade.

Grupo pregou cruzes em canteiro da Radial Leste, na região central de São Paulo, em protesto contra a remoção de árvores

Por causa da construção de um túnel que ligará Radial Leste, Avenida do Estado e o Terminal Parque Dom Pedro, as árvores são removidas desde o final de 2014. Indignados com a retirada das árvores, ativistas decidiram fazer o que chamaram de uma 'manifestação diferente'

A ação partiu do grupo Muda Mooca, coletivo de plantio de árvores que atua principalmente no bairro que lhe dá nome, mas também em outras partes da cidade. Apesar de considerar a construção do túnel destinado exclusivamente aos ônibus um motivo nobre, manifestante lamenta a remoção de árvores já plantadas. Para o grupo, a compensação prometida pela Prefeitura, de plantar sete árvores a cada uma cortada, é difícil de ser executada.

Por causa da construção de um túnel que ligará Radial Leste, Avenida do Estado e o Terminal Parque Dom Pedro, as árvores vêm sendo removidas desde o final de 2014. Indignados com a retirada das árvores, os ativistas decidiram fazer uma "manifestação diferente", como chamou Danilo Bifone, criador do Muda Mooca.

Apesar de considerar a construção do túnel destinado exclusivamente aos ônibus um motivo nobre, Bifone lamenta a remoção de árvores. Argumenta ainda que a compensação prometida pela Prefeitura, de plantar sete árvores a cada uma cortada, é difícil de ser executada: "No total, seriam mais de 8 mil árvores. Dificilmente haverá lugar para plantar essa quantidade, mas nós vamos fiscalizar se vai ser cumprido". Bifone diz ainda que a informação que seria implementado um corredor de ônibus na região chegou com o corte das árvores, "da noite para o dia".

Procurada pelo jornal O Estado de S. Paulo, a Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura informou que o projeto do corredor foi revisto para minimizar o impacto ambiental das obras, "o que gerou a preservação de 1.242 árvores por meio do Termo de Compensação Ambiental 357/2014. Segundo a secretaria, O TCA prevê o plantio compensatório de 8.331 novas mudas, o corte de 1.037 árvores, a remoção de 37 exemplares mortos e o transplante de 89 exemplares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)