(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Muro que desabou em Sorocaba não passou por fiscalização preventiva


postado em 22/12/2012 00:12 / atualizado em 22/12/2012 07:44

São Paulo – Técnicos da Defesa Civil de Sorocaba, no interior paulista, analisam vários fatores que podem ter provocado a queda de um muro que resultou na morte de sete pessoas na noite de quinta-feira. Entre as vítimas estão pai, mãe e uma criança de mesma família. Uma pessoa ficou ferida. O muro, de uma antiga tecelagem desativada que dará lugar a um shopping, foi construído há cerca de 100 anos. A Defesa Civil da cidade disse que a obra não tinha passado por fiscalização preventiva, que só é feita após denúncias de irregularidades ou acidentes. Entre as hipóteses investigadas estão o escoramento inadequado da estrutura e erros na execução do projeto.

Tombado pelo Patrimônio Histórico, o muro da tecelagem Santo Antônio cercava um terreno onde está sendo construído o shopping Pátio Cianê, no Centro de Sorocaba. Devido ao acidente, as obras e as ruas próximas ficarão interditadas por pelo menos um mês, segundo o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, coronel Roberto Montgomery. O muro tem cerca de 10 metros de altura e desabou parcialmente.

O desabamento ocorreu na noite de quinta-feira, quando chovia na cidade. No momento em que a estrutura desabou, havia pedestres e motoristas de veículos aguardando a abertura de um sinal de trânsito. O trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros foi concluído às 4h de ontem. Os carros foram completamente esmagados.

O coordenador da Defesa Civil afirmou que o vento forte na noite do acidente não seria capaz de, sozinho, causar a queda do muro. “Qualquer hipótese é prematura, mas com certeza foi uma conjunção de fatores”, disse. Ele não descarta que a obra tivesse alguma irregularidade e afirmou que em casos de paredes com essa altura é obrigatório ter uma estrutura de escoramento, especialmente depois que o teto foi retirado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)