(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Protesto por morte de publicitário reúne 400 pessoas em São Paulo

Ricardo Prudente de Aquino, de 39 anos, foi morto a tiros pela Polícia Militar


postado em 30/07/2012 07:33 / atualizado em 30/07/2012 07:37

São Paulo – Cerca de 400 pessoas se reuniram na manhã de ontem no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para protestar contra a morte do empresário Ricardo Prudente de Aquino, de 39 anos, no dia 18, depois de perseguição por ruas do Alto de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. “Ficamos indignados com a soltura dos policiais que executaram friamente o Ricardo”, disse sua irmã Fernanda Aquino. “Principalmente, por causa dos indícios de adulteração da cena do crime.”

A viúva do publicitário, Leyla Aquino, atribuiu à falta de preparo psicológico e técnico a abordagem violenta feita pelos policiais militares. O grupo saiu do Museu do Ibirapuera e caminhou até a Praça da Paz, dentro do parque, cantando a música Eu quero apenas, de Roberto Carlos. A irmã pediu uma reforma profunda na Polícia Militar.

Aquino foi morto por policiais militares com dois tiros na cabeça. Pelo menos sete tiros foram disparados pelos policiais – a curta distância, conforme análise preliminar da perícia. Os PMs disseram ter confundido o telefone celular de Aquino com uma arma. O empresário voltava em seu Ford Fiesta da casa de um amigo, quando, afirma a polícia, ignorou ordem de parar dos PMs na Vila Madalena (Zona Oeste).

Carros e motos da PM se envolveram na perseguição, de cerca de 10 minutos, em trecho com pouca iluminação. Dois soldados e um cabo foram presos em flagrante e indiciados sob suspeita de homicídio doloso (com intenção). O advogado deles, Fernando Capano, disse que, apesar do desfecho “trágico e triste”, eles agiram corretamente, já que Aquino não obedeceu à ordem de parada. O crime fez o comando da PM pedir desculpas e levou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) a emitir nota lamentando e anunciar indenização à família.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)