(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rio de Janeiro terá Lei Seca para condutores de embarcações no mar


postado em 30/12/2011 07:47 / atualizado em 30/12/2011 07:49

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro vai realizar uma operação Lei Seca especial no mar durante as comemorações de fim de ano. O anúncio foi feito ontem pelo comandante da instituição, Walter Eduardo Bombarda. Segundo ele, os portadores de carteira de arrais amador serão submetidos a testes de bafômetro por amostragem. “As regras para o consumo de álcool no mar são as mesmas que para a terra. Ou seja, quem estiver alcoolizado será preso em flagrante, mas o condutor habilitado pode se recusar a fazer exame, transferindo para outro arrais habilitado a condução da embarcação”, explicou o oficial. A fiscalização será feita principalmente no Iate Club do Rio e na Marina da Glória. E trabalho não vai faltar. Segundo estimativas da Capitania, cerca de 650 embarcações de pequeno e médio porte deverão estar no mar. Segundo o comandante, no ano passado, três arrais amadores foram detidos por embriaguez.

A Capitania dos Portos concluiu ontem a inspeção das 17 balsas que vão levar os fogos de artifício a três praias do Rio de Janeiro na noite do dia 31. De acordo com o comandante Walter Bombarda, capitão de Portos, as embarcações estão autorizadas para navegar e garantir a queima de fogos nas praias de Copacabana e Flamengo, na Zona Sul do Rio, e de Icaraí, em Niterói.

Do total de balsas vistoriadas e liberadas, 11 estarão atracadas na Praia de Copacabana, onde se espera o maior público durante o réveillon deste ano. Cerca de 2 milhões de pessoas devem acompanhar a festa.

No dia 31, a Capitania dos Portos vai fazer a última vistoria para confirmar o posicionamento das balsas, que devem respeitar uma distância de 400 metros da praia e de 330 metros entre elas. No mar de Copacabana, os organizadores também esperam a presença de 14 transatlânticos e de embarcações de passeio, como lanchas e veleiros, que devem manter uma distância de pelo menos 500 metros das balsas. As medidas de segurança serão monitoradas pela Marinha do Brasil, que vai manter 10 embarcações, um helicóptero e um navio patrulha no mar de Copacabana.

As festas de fim de ano devem atrair cerca de 3 milhões de turistas ao Rio. Nas estimativas do governo do estado, são esperados 2,2 milhões brasileiros e 750 mil estrangeiros, que injetarão cerca de US$ 2,2 bilhões (R$ 4 milhões) na economia. Se a expectativa se confirmar, o número de visitantes nesta temporada de verão, entre dezembro deste ano e março de 2012, ultrapassará o da anterior, quando 2,6 milhões de pessoas passaram pela cidade.

Visitantes


Boa parte dos visitantes desembarca de navios. Para hoje e amanhã devem desembarcar 25 mil pessoas no Terminal Internacional de Cruzeiros Píer Mauá, no Centro. Na semana passada, cerca de 70 mil visitantes passaram pelo terminal em 23 navios. De acordo com o gerente de operações do Píer Mauá, Alexandres Gomes, o marco da temporada é o aumento de fluxo de turistas de países do Cone Sul, como a Argentina e o Uruguai, além da prorrogação da estadia dos navios, que estenderam para dois dias a permanência na capital fluminense.

Ontem, cerca de 1,5 mil guardas municipais e agentes da Secretaria de Ordem Pública do Rio de Janeiro começaram a fiscalização da orla de Copacabana para coibir irregularidades de comércio e estacionamento. Segundo a prefeitura, o contingente é 50% maior do que o do ano anterior. Os agentes vão coibir vendedores ambulantes que atuam irregularmente, estacionamento em locais proibidos, acampamentos na areia, entre outros. Eles vão trabalhar com o apoio de 127 viaturas e 20 reboques para veículos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)