(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Agência vai investigar irregularidade do piloto

Anac anunciou abertura de processo para apurar como o empresário Marcelo Mattoso de Almeida, que morreu no acidente no litoral da Bahia, conseguiu voar com licenças vencidas


postado em 21/06/2011 08:08 / atualizado em 21/06/2011 09:53

O corpo do empresário Marcelo Mattoso de Almeida, piloto do helicóptero que caiu com sete pessoas próximo à Trancoso (BA), na noite dessa sexta-feira, foi encontrado, no fim da tarde de ontem, a mais de 4 quilômetros da costa. A conduta dele na condução da aeronave começou a ser investigada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Na madrugada de ontem, o corpo de Mariana Noleto, de 20 anos, namorada de Marco Antonio, um dos filhos do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, também foi achado pela equipe de resgate e levado para o Rio de Janeiro, onde foi enterrado. Jordana Kfuri Cavendish continuava desaparecida até o fechamento desta edição. As buscas foram interrompidas no início da noite e serão retomadas na manhã de hoje.

A Anac anunciou que abrirá processo administrativo para apurar se foram cometidos crimes aeronáuticos e confirmou, em nota, que Marcelo Mattoso estava com as licenças vencidas e usou o código do piloto Felipe Calvino Gomes para obter a autorização de voo. De acordo com Felipe, ele pilotou a aeronave na semana passada e seus dados podem ter sido tirados do diário de bordo, sem a sua autorização, por Marcelo Mattoso.

Segundo a Marinha, a cabine do helicóptero está localizada a 10 metros de profundidade e a 250 metros da Praia de Itapororoca. De acordo com o capitão de mar e guerra do 2º Distrito Naval, Alexandre de Moraes Reis, a peça está bastante danificada” e, apesar do tempo favorável, “a visibilidade da água está bastante ruim”.

O corpo de Mariana Noleto, de 20 anos, foi enterrado por volta das 17h de ontem no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A jovem, namorada do filho do governador do Rio, Sérgio Cabral, morreu na queda do helicóptero. A cerimônia foi rápida e marcada pelo silêncio e consternação dos presentes, além do forte esquema de segurança.

Mais de 200 pessoas estiveram presentes para prestar solidariedade à família da jovem, incluindo muitas autoridades. O corpo da estudante foi transportado para o Rio em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), depois de ter sido encontrado boiando no litoral baiano. O governador Sérgio Cabral divulgou nota lamentando a confirmação da morte. Ele afirmou que Mariana fez parte de sua família durante sete anos e contagiou a todos “com a sua leveza e alegria”.

Ele prestou sentimentos à família da jovem e também às dos demais passageiros do helicóptero. Em outra nota divulgada ontem, a assessoria de imprensa do governo do Rio informou que Cabral estará de licença até domingo, por “motivos de ordem pessoal”.

IDENTIFICAÇÃO

Segundo o delegado Ricardo Feitosa, o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, fez o reconhecimento do corpo de Mariana. Ele informou que o procedimento realizado pelo Departamento de Perícia Técnica de Porto Seguro para identificação foi a técnica de datiloscopia (por meio das impressões digitais), com apoio de dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

A Capitania dos Portos informou que as buscas têm foco também em resgatar a cabine do helicóptero, que foi achada por mergulhadores no domingo. A possibilidade de remoção da aeronave ainda está sendo avaliada. (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)