(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ainda sob estado de alerta, Rio limpa ruas e avalia prejuízos


postado em 26/04/2011 14:10 / atualizado em 26/04/2011 17:16

Após o forte temporal que atingiu o Rio de Janeiro na segunda-feira, parte da cidade amanheceu coberta de lama. O cenário de destruição cobriu principalmente a região da Tijuca, na zona norte, e da Praça da Bandeira, no centro. Milhares de pessoas ficaram ilhadas sem poder voltar para a casa.

Alunos e professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã, passaram a noite no local. As aulas, no entanto, foram normais na manhã desta terça. Já no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), também no Maracanã, as aulas foram suspensas, pois as salas de aula foram inundadas pelas enchentes.

Equipes da prefeitura e da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) trabalham para retirar a lama das ruas utilizando bombas de sucção. Comerciantes da região abriram suas lojas apenas para limpeza e para contabilizar os prejuízos.

Proprietária de um bar na Rua Teixeira Soares, na Praça da Bandeira, Maria do Carmo de Oliveira, de 51 anos, passou a noite em cima do balcão de sua loja. Geladeira, alimentos e a cozinha, recém-reformada, foram perdidas. Ela estima que o prejuízo ultrapasse os R$ 10 mil.

"A gente trabalha com todo carinho e depois vê tudo em cima e indo pela água. Ontem vim com água na cintura para pegar as máquinas, cadeiras, para não ver a água levando. É muito complicado", disse a comerciante.

Segundo moradores, na Praça da Bandeira, a água subiu mais de um metro e meio. Um dos afetados foi o advogado Fábio Mendes, de 35 anos, morador do local. Durante a manhã, ele faltou ao trabalho para limpar a entrada do seu prédio, tomado pela lama.

"A correnteza foi muito forte. O Rio Maracanã não suporta, então vem amassando os carros, jogando para tudo quanto é lado. É corriqueiro. Choveu, enche a Praça da Bandeira. As autoridades têm que fazer alguma coisa. Imagina uma chuva dessas no período da Copa do Mundo? O [bairro] Maracanã está todo alagado", lamentou Fábio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)