(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cordão do Bola Preta abre carnaval de rua do Rio de Janeiro


postado em 05/03/2011 10:54 / atualizado em 05/03/2011 11:32

Milhares de foliões se reuniram para ver a passagem do Cordão do Bola Preta, no Rio de Janeiro(foto: VANDERLEI ALMEIDA)
Milhares de foliões se reuniram para ver a passagem do Cordão do Bola Preta, no Rio de Janeiro (foto: VANDERLEI ALMEIDA)


O Bloco Cordão do Bola Preta abriu simbolicamente o carnaval de rua do Rio, neste sábado. O desfile começou pouco antes das 10h, na Cinelândia. Milhares de pessoas acompanham o tradicional bloco carioca, que desfila há 92 carnavais.

O desfile começou com a tradicional Marcha do Cordão do Bola Preta. “A abertura do carnaval do Rio de Janeiro é feita pelo Bola Preta há 92 anos. O que nós podemos trazer é essa continuidade do carnaval. Cada vez aumenta mais o número de jovens participando dessa tradição, da nossa cultura de carnaval”, disse o vice-presidente Ubirajara Zapponi, que participa do bloco desde 1949.

Nem a chuva fina espantou os foliões de todas as idades e com as mais variadas fantasias. Vestida como Carmen Miranda, Zenaide Leabum, de 59 anos, voltou a participar do Bola Preta depois de 31 anos morando nos Estados Unidos, e trouxe com ela o filho, a irmã e um sobrinho.

Galeria: veja fotos do bloco Céu na Terra

“Nada atrapalha o Bola Preta, pode ser sol, chuva, a alegria é imensa. Vim de Carmen Miranda e estou muito feliz. Em todo lugar que eu passo, as pessoas pedem para tirar fotos comigo”, disse.

Apesar de simbolicamente representar a abertura do carnaval carioca, o desfile do Bola Preta não é o primeiro da cidade do Rio. O primeiro bloco a desfilar foi o Embaixadores da Folia, que saiu da Praça Mauá logo no início da manhã, pela Avenida Rio Branco, para se encontrar com o Bola Preta.

A previsão da prefeitura é que o bloco reúna cerca de 1 milhão de pessoas ao longo de todo o desfile, que ocorre na Avenida Rio Branco e se encerra na Avenida Presidente Vargas por volta das 14h.

 

Santa Teresa

Mesmo debaixo de chuva, foliões com as mais diversas fantasias não param de chegar a Santa Teresa, no centro da cidade. Por volta das 8h, um dos mais tradicionais blocos do bairro, o Céu na Terra, arrastou cerca de 10 mil foliões, segundo a Guarda Municipal.

A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano disse que não foi feita nenhuma apreensão de mercadoria ilegal. Foliões tampouco foram flagrados urinando nas ruas. Com um grupo de amigos fantasiados de galinha, Pedro Blanco, 25 anos, disse que há banheiros químicos suficientes no bairro. ''Não consegui chegar antes porque as pessoas se atrasam. Você fica esperando um, esperando outro, acaba perdendo o bloco", contou.

O administrador de empresas Pedro Barros, 22 anos, que está fantasiado de vendedor de sonhos, também não se importou com o fim do bloco e deve curtir o resto da manhã em Santa Teresa. "A gente vem para se divertir. Vamos ficar mais um pouco, beber, conversar, azarar uma gatinhas", declarou.

Muitas pessoas que assistiram o Céu na Terra ainda estão concentradas no Largo das Neves, onde a passagem do bonde foi interrompida. O outro ramal funciona normalmente.

O trafego de carros e ônibus também está tumultuado no bairro. A sugestão da Guarda Municipal é que os foliões subam Santa Teresa de bonde ou a pé.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)