(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Empresas avaliam ações para recuperação de Petrópolis


postado em 19/02/2011 18:03

Empresas foram afetadas de três maneiras: totalmente destruídas pelas chuvas, muitas perderam estoques e matéria-prima e paralisaram a produção, e outras sofrem os efeitos da tragédia(foto: Hudson Pontes / Agencia O Globo)
Empresas foram afetadas de três maneiras: totalmente destruídas pelas chuvas, muitas perderam estoques e matéria-prima e paralisaram a produção, e outras sofrem os efeitos da tragédia (foto: Hudson Pontes / Agencia O Globo)

Propostas e ações para recuperação da cidade de Petrópolis, uma das que mais sofreram com as chuvas de janeiro na região serrana fluminense, serão avaliadas segunda-feira pelo Conselho da Representação Regional Serrana da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A representação atende aos municípios de Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios, Paraíba do Sul, Levy Gasparian e Sapucaia.

O gerente regional da Firjan, Ary Pinheiro de Almeida Filho, informou que as enxurradas restringiram-se ao Vale do Cuiabá, no distrito de Itaipava, que representa 5% do município de Petrópolis. O centro histórico foi preservado. “Vamos ver como reverter a situação de tragédia econômica em Petrópolis, como colocar a cidade de novo nos trilhos, para evitar a repetição de um evento como esse, vamos ver como nos preparar para situações como essa.”

As empresas do município foram afetadas de três maneiras: algumas foram totalmente destruídas pelas chuvas, muitas perderam estoques e matéria-prima e paralisaram a produção, mas conseguiram consertar os estragos e estão se recuperando, e outras não foram diretamente atingidas, mas sofrem os efeitos da tragédia.

As que perderam estoques e matéria-prima, estima Ary Pinheiro, poderão voltar aos níveis de produção de antes das chuvas em um prazo de 30 a 60 dias. “Nós temos dois tipos de tragédia. A tragédia em si, das chuvas, e a tragédia econômica, que estamos passando agora. As empresas que não foram atingidas pelas chuvas fazem parte da cadeia produtiva do turismo e, por conta do que foi veiculado, a população que vinha a Petrópolis nesta época, não tem vindo.”

Foram afetadas as pequenas confecções, a indústria moveleira e o trade turístico, que abrange as redes hoteleira e gastronômica, além do comércio e dos serviços. De acordo com Pinheiro, em parceria com o Poder Público, a Firjan está trabalhando para recuperar as empresas, mostrando inclusive como elas podem ter acesso a financiamentos federais. como os concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Pinheiro disse que isso se aplica sobretudo às empresas que perderam toda a sua memória na enxurrada. “Então, como reconstruir uma empresa que hoje não tem documentação, garantias? É muito difícil.”

Levando em conta a situação de calamidade enfrentada pelas empresas que perderam tudo nas chuvas, a indústria está pedindo aos agentes financeiros flexibilidade no que diz respeito às taxas de juros e aos prazos de carência, para permitir que o setor se recupere.

Segundo Pinheiro, os serviços essenciais já foram restabelecidos em sua quase totalidade nas áreas afetadas pelas chuvas. Em algumas áreas, porém, ainda é necessário que a prefeitura remova a lama e facilite os acessos para que os serviços de energia, comunicação, água e luz, por exemplo, sejam retomados.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)