(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas terá cinco novas unidades do Cefet


postado em 29/12/2008 21:23 / atualizado em 08/01/2010 03:53

Brasília – Com orçamento de aproximadamente R$ 900 milhões garantidos pelo Ministério da Educação (MEC) e por emendas parlamentares, o governo federal pretende concluir até 2010 os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets). O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta segunda-feira lei que cria 38 Cefets em todo o país, sendo que pelo menos cindo deles serão em Minas Gerais.

A intenção do governo é que os centros de estudo técnico totalizem 354 unidades em dois anos. Desenvolvidos a partir da integração dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), escolas agrotécnicas federais e técnicas vinculadas a universidades, os institutos integram o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Eles terão 168 campi e a meta é que cheguem a 311, quando forem concluídos. O número de vagas será ampliado de 215 mil para pelo menos 500 mil. Serão 15 mil novos professores.

Inéditos no país, os Ifets são classificados pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, como uma revolução administrativa e de conceito. "Não há similar, é um conceito novo e inovador. Nosso objetivo central é proporcionar educação de qualidade. Não ofereceremos apenas cursos profissionais. Formaremos um cidadão que tenha condições e nível técnico para seguir uma carreira".

Metade das vagas dos institutos serão destinadas ao ensino médio integrado ao profissional. Na graduação, haverá cursos de engenharias e bacharelados tecnológicos, com 30% das vagas. Para suprir o déficit de professores de física, química, matemática e biologia, serão destinadas 20% das oportunidades a licenciaturas das ciências da natureza.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)