(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Operação de limpeza de praias no Rio fica para o próximo fim de semana


postado em 21/12/2008 16:48 / atualizado em 08/01/2010 03:54

A campanha de limpeza de praias fluminenses, do Instituto Aqualung, foi transferida para o próximo sábado (27) na cidade do Rio devido ao mau tempo de ontem (20). A operação, realizada por voluntários, começou neste fim de semana e passou por quatro das nove praias previstas no estado.

A coordenadora do projeto, Anna Turano, contou que mesmo com pancadas de chuvas, os voluntários se reuniram nas praias da zona sul e na praia da Barra da Tijuca, para distribuir sacolas plásticas biodegradáveis e alertar sobre o “microlixo”, que contribui com a maior parte da sujeira das areias.

“O grande vilão das praias e das encostas é o microlixo, como restos de cigarros, o item mais encontrado”, explicou a ambientalista. “Tem também tampa de garrafa, canudos, materiais que não são coletados pelos equipamentos de limpeza urbana e que as pessoas enterram, achando que vai sumir”.

A campanha de limpeza ainda não tem todos os dados da coleta nas praias da Ilha de Paquetá, da Ilha do Governador, Saquarema e Itacoatiara. A estimativa é de que a soma do lixo recolhido chegue a uma tonelada. Na segunda-feira, o instituto deve apresentar um balanço com o volume coletado e o número de voluntários na ação.

Na cidade de Porto Seguro (BA), onde a varredura também foi realizada, os organizadores estimam a coleta de cerca de uma tonelada, a mesma quantidade de lixo removida no último evento, em setembro. Parte do material será doada para artesãos e cooperativas de reciclagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)