(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MERCADO IMOBILIáRIO - GERALDO JARDIM LINHARES JúNIOR

Responsabilidade social e cidadania na construção civil

%u201CO Dia Nacional da Construção Social elege a cada ano um tema que dialoga com sua essência, que é inspirar, estimular e apoiar o crescimento das pessoas empregadas no setor%u201D


postado em 11/08/2019 04:00

As empresas que atuam no setor da construção civil buscam se tornar cada vez mais sustentáveis, fortalecendo o seu papel social e o compromisso com o respeito às comunidades locais. Atualmente, as obras precisam de projetos que, além de ecologicamente corretos e economicamente viáveis, sejam socialmente justos e culturalmente aceitos.
 
Cuidar tem o poder de transformar as pessoas, a sociedade e o mundo. Convencido dessa premissa, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), juntamente com seu braço social, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), movem-se para investir na valorização e no desenvolvimento pessoal e profissional de quem trabalha no setor.
 
As entidades realizam diversas ações que visam à melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da saúde. Entre elas estão as campanhas de erradicação do analfabetismo nos canteiros de obras. Montagem de consultórios médico e odontológico temporários para atendimento de graça, ações para arrecadação de donativos para entidades carentes do local, campanhas de prevenção à proliferação do mosquito da dengue, e atividades de recreação para as crianças, com distribuição de kits escolares e de higiene, são exemplos de atividades que fazem muito sucesso e surtem efeitos bastante positivos entre os participantes.
 
A promoção de eventos periódicos para os trabalhadores, seus familiares e a comunidade em geral também é boa prática social na indústria da construção. Uma iniciativa que ganha cada vez mais destaque e é muito esperada é o Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Neste ano, mais uma edição do evento será realizada em 18 de agosto. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), o evento ocorre anualmente e foi instituído para dar visibilidade às práticas e iniciativas de responsabilidade social. Sindicatos patronais e seus braços sociais se mobilizam para realizar uma festa que reúne empresas, entidades e principalmente trabalhadores da construção e seus familiares.
 
O Dia Nacional da Construção Social elege a cada ano um tema que dialoga com sua essência, que é inspirar, estimular e apoiar o crescimento das pessoas empregadas no setor. Com o tema “O mundo está mudando, e você?”, o evento será realizado em diferentes cidades do Brasil. A ação trabalhará as mudanças no mercado de trabalho, impactos e importância da tecnologia e da atualização dos trabalhadores para permanecerem no mercado.
 
Na capital mineira, o Sinduscon-MG e o Seconci-MG são os organizadores da edição de 2019, tendo o Sesi/Fiemg como correalizador. A programação do evento trará atividades nas áreas de cidadania, saúde, educação, esporte e lazer. Essas ações traduzem experiências positivas de responsabilidade social empresarial e mostram que o investimento em pessoas continua fundamental para o desenvolvimento de qualquer segmento produtivo.
 
O Dia Nacional da Construção Social também vai contar com uma biblioteca para doação de livros aos participantes do evento. Para enriquecer essa ação de incentivo à leitura, o Seconci-MG e o Sinduscon-MG estão promovendo uma campanha para arrecadação de livros de literatura e gibis em bom estado de conservação. Assim os trabalhadores e seus familiares terão acesso a uma quantidade maior e mais variada de títulos, de diferentes temas e autores, para escolher entre aqueles que levarão para casa.
 
A campanha também está arrecadando armações de óculos usadas para serem doadas às pessoas de baixa renda. Contribuições podem ser encaminhadas ao Departamento de Serviço Social do Seconci-MG (Rua Diamantina, 285, 1º andar, Lagoinha) ou ao Sinduscon-MG (Rua Marília de Dirceu, 226, 3º andar, Lourdes) das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Construir com foco na preservação do meio ambiente ena responsabilidade social é uma prática que pode agregar valor aos produtos e serviços do setor da construção civil. Dessa forma, nos destacamos por trabalhar de forma sustentável, entregando qualidade para o cliente, para a natureza e para a sociedade.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)