Jornal Estado de Minas

FACT-CHECKING

Checamos: Cédulas queimadas em vídeo são amostras, não as oficiais da eleição dos EUA

Um vídeo em que uma pessoa queima documentos foi visualizado dezenas de milhares de vezes em redes sociais como evidência de uma suposta destruição de votos a favor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.



No entanto, as folhas queimadas eram amostras de cédulas de votação e não cédulas oficiais, como as utilizadas nas eleições do último dia 3 de novembro, explicou o governo local da cidade de Virginia Beach, no estado da Virgínia.
“‘Fuck Trump’ diz o cara que queima uma sacola cheia de votos p Trump. Quantos outros casos deste podem ter acontecido?”, diz uma das publicações no Facebook, junto a uma gravação de uma pessoa queimando documentos enquanto insulta o presidente norte-americano.

O protagonista do vídeo afirma ter em mãos “cerca de 80” cédulas e, em algumas delas, é possível ver uma marcação a favor de Trump. “Será que precisa de mais provas”, questiona outro usuário.



A gravação circulou amplamente no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, somando mais de 35 mil visualizações desde o último dia 4 de novembro. 

Mensagens semelhantes também foram compartilhadas em espanhol e inglês, inclusive por Eric Trump, filho do presidente republicano, com a legenda: “queimando 80 votos em Trump”.

Em resposta a Eric Trump, o governo da cidade de Virginia Beach afirmou: “estas eram amostras de cédulas. Abordamos este tema ontem”, e acrescentou um link para um comunicado oficial.



De fato, nas cédulas queimadas é possível ler os nomes Rosemary A. Wilson, Brandon C. Hutchins e Nadine Marie Paniccia, aspirantes a integrar o Conselho Municipal de Virginia Beach.

Na nota, publicada em 3 de novembro, as autoridades de Virginia Beach afirmam: “um cidadão preocupado compartilhou conosco um vídeo que aparentemente mostra alguém queimando cédulas. Essas NÃO são cédulas oficiais, são amostras de cédulas. Veja em anexo a captura de tela e a foto das cédulas oficiais, que têm um código de barra”.

O governo forneceu uma comparação entre um trecho do vídeo compartilhado nas redes e a imagem de uma cédula oficial, como as utilizadas nas eleições desta semana. Ao ver as imagens lado a lado, é possível notar a ausência das barras negras ao redor das cédulas queimadas na gravação. 




A equipe de checagem da AFP já verificou previamente outras afirmações falsas publicadas por Eric Trump (1, 2).

Em resumo, o vídeo de uma pessoa queimando cédulas supostamente marcadas a favor de Donald Trump mostra, na verdade, amostras de cédulas e não as utilizadas durante as eleições de 3 de novembro, como informou o governo local de Virginia Beach.
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)

Acompanhe a apuração nos EUA

Como funciona o Colégio Eleitoral?

Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.



Sistema eleitoral complexo é desafio

Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.

Planos de governo de Trump e Biden

Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.

O que muda para o Brasil?

Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.

audima