(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BAMAKO

Mali, Níger e Burkina Faso formam aliança de defesa


16/09/2023 19:42
436

Os líderes de Mali, Burkina Faso e Níger assinaram neste sábado uma carta que cria uma aliança de defesa, anunciaram delegações ministeriais dos três países da região africana do Sahel.

"Juntamente com os chefes de Estado de Burkina Faso e do Níger, assinei hoje a Carta Liptako-Gourma, que estabelece a Aliança de Estados do Sahel (AES), cujo objetivo é criar uma arquitetura de defesa coletiva e assistência mútua em benefício das nossas populações", publicou o líder da junta governante do Mali, Assimi Goita, no X, antigo Twitter.

A região de Liptako-Gourma, onde se encontram as fronteiras do Mali, de Burkina Faso e do Níger, foi devastada pelo jihadismo nos últimos anos. Os três países lutam contra a insurgência jihadista que explodiu no norte do Mali em 2012 e se espalhou para o Níger e Burkina Faso em 2015.

Os três países também sofreram golpes de Estado desde 2020, o mais recente no Níger, onde militares derrubaram em julho o presidente Mohamed Bazoum.

"Essa aliança será uma combinação de esforços militares e econômicos entre os três países", disse o ministro da Defesa do Mali, Abdoulaye Diop. "Nossa prioridade é a luta contra o terrorismo nos três países."

Além do combate aos jihadistas ligados à Al-Qaeda e ao grupo Estado Islâmico, as hostilidades por parte de grupos armados predominantemente tuaregues foram retomadas na semana passada no Mali.

X


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)