(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

GP da Emilia-Romagna de F1 é cancelado após inundações


17/05/2023 13:39
436

O Grande Prêmio da Emilia-Romagna, sexta etapa do Mundial de Fórmula 1, que deveria ser disputado no próximo fim de semana no circuito de Imola, foi cancelado após as inundações que deixaram pelo menos oito mortos nesta região da Itália, anunciaram os organizadores nesta quarta-feira (17).

"Depois das conversas entre a Formula One, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo, as autoridades competentes, incluindo os ministros envolvidos, o presidente do Automóvel Clube Italiano, o presidente da região da Emilia-Romagna, o prefeito da cidade e o promotor do evento, nós tomamos a decisão de que o Grande Prêmio não acontecerá em Imola", anunciou a empresa responsável pela gestão da F1, Formula One, em um comunicado, sem informar se a prova será reprogramada para outra data até o fim da temporada.

"A decisão foi tomada porque não era possível organizar o evento com toda a segurança para os nossos fãs, nossas equipes e nossos funcionários. É uma decisão responsável devido à situação nas cidades da região. Não seria justo aumentar a pressão sobre as autoridades locais e os serviços de emergência em um período difícil", acrescenta a nota.

O italiano Stefano Domenicali, diretor-geral da Formula One, definiu como "uma tragédia o que acontece em Imola, na Emilia-Romagna, a cidade e a região onde cresci".

A região é afetada por tempestades desde o início da semana. As inundações provocaram oito mortes e deixaram milhares de desabrigados, anunciaram as autoridades.

Embora o asfalto em si do Autódromo Enzo e Dino Ferrari não esteja alagado, a área do circuito está inundada em vários pontos.

As atividades no 'paddock' foram suspensas na terça-feira e os funcionários receberam a recomendação de deixar o local por precaução diante do aumento do nível da água.

Nesta quarta, os organizadores pediram em um primeiro momento que equipes e jornalistas não fossem ao circuito, antes de finalmente cancelarem a corrida.

As escuderias aceitaram e elogiaram a decisão, como foi o caso da Ferrari.

"Embora seja nossa corrida em casa e, por isso, uma corrida muito importante para nós, a prioridade neste momento deve ser a saúde dos que vivem e trabalham na região", escreveu a equipe italiana em comunicado.

"Pensamos nas vítimas, em suas famílias e em todos os afetados por estas inundações", acrescentou a Mercedes, do heptacampeão mundial Lewis Hamilton.

O holandês Max Verstappen, atual bicampeão mundial, lidera a temporada de F1 com 14 pontos de vantagem sobre seu companheiro de Red Bull, o mexicano Sergio Pérez.

O GP da Emilia-Romagna representaria o retorno da Fórmula 1 ao continente europeu e o primeiro 'triple header' (três GPs em três semanas) da temporada, antes das provas de Mônaco (28 de maio) e da Espanha (4 de junho).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)