‘Eu ainda não encontrei o que estou procurando’. O refrão da banda U2 ganhou um novo significado com a campanha do Comitê Internacional da Cruz Vermelha em parceria com a organização Playing for Change. Em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas Desaparecidas, comemorado nessa terça-feira (30/8), foi lançado um clipe com mais de 40 músicos do mundo inteiro para conscientizar sobre a causa.
Com o mote ‘Enquanto eu estiver viva, vou buscar por você’, a campanha tem o objetivo de unir esforços para esclarecer o paradeiro de milhares de pessoas desaparecidas devido a conflito armado, violência, desastres naturais ou na rota de migração ao redor do mundo.
A inciativa é também uma forma de chamar a atenção para a necessidade de se acompanhar familiares de pessoas desaparecidas e de dar uma resposta àqueles que continuam em busca de seus entes queridos, além de prestar uma homenagem às famílias das pessoas desaparecidas.
Busca eterna
A campanha também mostra histórias de quem perdeu uma pessoa querida e há anos está em busca de encontrá-la. Um dos casos é da brasileira Girlliany Costa que busca pelo seu filho Francisco Douglas. "Nunca vou parar de procurá-lo. Enquanto estiver viva nesta Terra, vou procurar o meu filho. Não vou desistir. Porque achamos que nunca vai acontecer com a gente e, no dia que acontece, você só sente desespero”, desabafa.
A Assessora Regional de Restabelecimento de Laços Familiares e Pessoas Desaparecidas do Comitê da Cruz Vermelha para as Américas, Susana López, ressalta que essas famílias precisam de um acolhimento contínuo.
“É importante continuar prestando apoio a eles e, para isso, são necessárias uma vontade política genuína e uma coordenação entre todas as partes interessadas. Dessa forma, poderemos atender às diversas necessidades das famílias e prestar apoio econômico e emocional a elas para o processo de busca, assim como acompanhamento psicossocial, por exemplo", afirma.
Novo significado
Lançada em 1987 no álbum ‘The Joshua Tree’, a música ‘I still haven’t found what I’m looking for’, do U2, pode ser interpretada como um questionamento sobre as crenças. Durante uma entrevista, o tecladista The Edge disse que o hit “soa como uma canção de derrota, mas é sobre esperança e fé”.
Já para o vocalista Bono, a música fala de dúvida: “Para mim, é muito parecido com o blues - onde o homem estava dando algo a Deus. É como Davi dizendo a Deus: 'Onde você está quando eu preciso de você?' Essa coisa toda”.
Para a campanha, a música ganha um novo contorno: a vontade de encontrar o ente querido e poder acolhê-lo novamente, dando fim a uma busca sem fim.
O vídeo contou com a participação de nomes como Paulo Heman e Marfa Kurakina, do Brasil, Daniel Lanois, do Canadá, Roopak Naigaonkar e Tushar Lall, da Índia, Roberto Luti, da Itália, Sherieta Lewis e Roselyn Williams, da Jamaica, o coro Amaan, da Jordânia, Kátsica Mayoral, do México, o Sosha Choir, da África do Sul, John Cruz, Olivia Ruff, Michael Ruff, Glen David Andrews Band e Chris Pierce, dos Estados Unidos, e Louise Mhlanga, do Zimbábue.
Assista ao vídeo: