(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ROMA

Partido Democrático italiano perde aliado contra a direita para eleições legislativas


07/08/2022 15:34

O pequeno partido de centro italiano Azione rompeu neste domingo (7) a aliança criada alguns dias antes com o Partido Democrático (PD, centro-esquerda) para as eleições legislativas de 25 de setembro, nas quais a direita e a extrema direita começam como favoritas.

"Não quero manter a aliança com o PD. Acabo de comunicar isso a Enrico Letta", disse o líder do Azione, Carlo Calenda, ao canal Rai 3.

A aliança selada na terça-feira passada fracassou depois que o PD anunciou no sábado um acordo eleitoral com os ecologistas do Europa Verde e a esquerda italiana.

O PD criticou a decisão: "Parece que o único aliado possível para Calenda é Calenda. Nós avançamos pelo interesse da Itália", reagiu Letta no Twitter.

A esquerda está sob pressão desde o colapso no mês passado da coalizão de unidade nacional do primeiro-ministro Mario Draghi e a subsequente convocação de eleições antecipadas.

Nas pesquisas, a direita domina. O partido nacionalista e eurocético Fratelli d'Italia lidera com 24% das intenções de voto, enquanto o Forza Italia e a Liga Anti-Imigração, seus aliados de extrema-direita, têm, respectivamente, 7% e 12%. O PD, por sua vez, oscila em torno de 23%.

As eleições chegam em meio a um forte endividamento do país, inflação galopante e preocupações com a crise energética.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)