(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HAVANA

Explosão em hotel em Havana deixa 9 mortos e 40 feridos


06/05/2022 17:44

Uma forte explosão registrada nesta sexta-feira (6) no hotel Saratoga, no centro de Havana, deixou ao menos nove mortos e cerca de 40 feridos, destruindo vários andares e causando danos ao seu redor.

"Até o momento, foram relatados nove mortos e 40 feridos. Nossas mais sentidas condolência e acompanhamento sincero às famílias e amigos das vítimas. #FuerzaCuba", disse o presidente Miguel Díaz-Canel em um tweet, depois de visitar o local e vários hospitais.

Onze dos feridos estão em estado extremamente grave. "Um menino de dois anos está sendo operado por uma fratura no crânio", relatou Miguel Hernán Estévez, diretor do hospital Hermanos Almejeiras, um dos três hospitais que receberam as vítimas.

A explosão aconteceu às 11h00 no horário local (12h00 no horário de Brasília). Díaz-Canel, chegou uma hora depois ao local para supervisionar os trabalhos de resgate.

"Não foi uma bomba ou um atentado. Foi um acidente lamentável", afirmou Díaz-Canel, em frente aos escombros do luxuoso hotel Saratoga, situado em uma emblemática avenida da cidade e muito próximo ao capitólio.

A Presidência informou em um tuíte que "investigações preliminares indicam que a explosão foi provocada por um vazamento de gás".

O chanceler Bruno Rodríguez expressou sua "solidariedade e consternação" pela tragédia e enviou "sinceras condolências aos familiares das vítimas fatais".

- Estrondo assustador -

"Sentimos um estrondo assustador e uma nuvem de poeira que atingiu o parque [em frente], muitas pessoas saíram correndo", disse à AFP Rogelio Garcia, motorista de ecotáxi que passava no momento da explosão.

Os primeiros quatro andares do Saratoga - hotel cinco estrelas com 96 quartos, dois restaurantes e uma piscina na cobertura - explodiram e ficaram praticamente destruídos, cercados por montanhas de escombros e pedaços de vidro. Vários carros que estavam perto do local foram danificados, constatou a AFP.

No hotel, que estava fechado e reabriria em 10 de maio, estavam os trabalhadores do estabelecimento.

"Até agora, não temos informação de estrangeiros feridos ou mortos, mas é preciso esperar porque a informação ainda é muito primária", disse ao seu lado o ministro de Turismo, Juan Carlos García Granda.

O responsável da empresa estatal Gaviota, proprietária do hotel, Roberto Calzadilla, disse que a explosão aconteceu quando "o gás estava sendo reabastecido com um cano [caminhão-tanque] e aparentemente foi isso que causou esse infeliz acidente".

Pouco depois da explosão, uma nuvem de fumaça e pó cobriu toda a área. Dos primeiros quatro andares do edifício, restam apenas algumas colunas que sustentam a estrutura.

Algumas pessoas eram atendidas por paramédicos, entre o movimento de ambulâncias e carros de bombeiros. Os policiais isolaram dois quarteirões com fita amarela.

- Popular hotel -

"O que se sentiu foi uma explosão assustadora e tudo isso desmoronou", disse outra mulher que ainda tinha poeira no rosto e não quis se identificar.

Uma escola está localizada ao lado do hotel, mas felizmente "todas as crianças foram evacuadas e nenhuma ficou ferida", disse a presidência cubana.

A cúpula do telhado da Igreja Batista El Calvario posteriormente desabou. Imagens de televisão mostraram a destruição dentro do complexo.

"Nossa solidariedade com o irmão Presidente @DiazCanelB e com o povo cubano pela explosão ocorrida no Hotel", disse em um tweet o presidente boliviano, Luis Alberto Arce, que enviou "nossas condolências às famílias das vítimas e todo nosso apoio".

Por sua parte, o chanceler do México, Marcelo Ebrard , expressou em um tweet "nossa solidariedade às vítimas afetadas, assim como com o povo dessa querida nação irmã".

O Saratoga, um luxuoso edifício neoclássico construído em 1880 para armazéns, foi remodelado como hotel em 1933 e reaberto em 2005.

Como um dos hotéis mais populares de Havana, já recebeu várias personalidades como Beyoncé e Jay Z, que comemoraram um aniversário em 2013, bem como Madonna e sua filha Lourdes e Mick Jagger, o lendário membro dos Rolling Stones.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)