UAI
Publicidade

Estado de Minas RAMALLAH

Palestinos votam para eleger conselhos municipais em exercício democrático raro


26/03/2022 21:28

Os palestinos votaram neste sábado para eleger representantes nos conselhos municipais na Cisjordânia ocupada por Israel, um exercício democrático pouco comum, após uma década e meia de atrasos nas eleições palestinas.

Essa foi a segunda fase das eleições municipais, após um primeiro turno de votação em dezembro em 154 aldeias da Cisjordânia. A participação foi de 52,8%, segundo a Comissão Eleitoral Central.

A votação deste sábado foi realizada em 50 localidades, com muitas eleições sem oposição ou sem candidatos em alguns casos, devido ao boicote do movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

O grupo armado, que tampouco participou das eleições municipais de 2017, disse estar disposto a competir nestas eleições se a Autoridade Palestina também organizasse eleições presidenciais e legislativas.

Em abril de 2021, o presidente Mahmud Abbas, cujo mandato expirava em 2009, adiou indefinidamente essas duas eleições, afirmando que a sua realização não estava garantida em Jerusalém Oriental, parte palestina da cidade anexada por Israel.

Ao votar em Al-Bireh, o presidente palestino, Mahmud Abbas, voltou a defender sua decisão de cancelar as eleições presidenciais e legislativas programadas para o ano passado, alegando que elas deveriam ser realizadas "em todos os territórios palestinos".

Wasfi Ramhi, eleitor na mesma cidade, disse esperar que estas eleições levem a uma votação nacional: "Se forem democráticas, justas e livres, irão nos ajudar a realizar eleições legislativas e presidenciais", disse à AFP.

Mais de 715 mil eleitores foram convocados às urnas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade