(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENEBRA

EUA convida especialista da ONU para visitar Guantánamo


15/03/2022 15:27

Uma especialista em direitos humanos da ONU disse nesta terça-feira (15) que recebeu um "convite preliminar" de Washington para viajar à prisão militar de Guantánamo, no que seria a primeira visita após duas décadas de pedidos.

Uma ampla gama de especialistas da ONU solicitou sem sucesso o acesso à prisão, localizada em território cubano, desde que começou a receber prisioneiros acusados de terrorismo em 2002.

Fionnuala Ni Aolain, a principal especialista da ONU em proteção dos direitos humanos na luta contra o terrorismo, disse ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra nesta terça-feira que recebeu um convite de Washington.

"Tenho o prazer de informar nesta sessão do Conselho que o governo dos Estados Unidos emitiu um convite preliminar para realizar uma visita técnica à estação naval dos Estados Unidos na Baía de Guantánamo (Cuba)", disse.

Ressaltou que a situação dos prisioneiros que permanecem na prisão "supõe uma violação contínua do direito internacional".

A prisão de Guantánamo, que já abrigou cerca de 800 pessoas capturadas em todo o mundo, hoje abriga 38 homens, alguns deles há duas décadas.

Ela observou que o relator especial da ONU sobre tortura "determinou que as condições atuais em Guantánamo constituem circunstâncias que chegam ao limiar da tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos e degradantes sob o direito internacional".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)