(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Líder opositora bielorrussa acusa Lukashenko de 'alta traição' por apoio à Rússia


24/02/2022 11:42 - atualizado 24/02/2022 12:31

A líder opositora exilada Svetlana Tikhanovskaya acusou o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, de "alta traição", nesta quinta-feira (24), por "ajudar" seu homólogo russo, Vladimir Putin, em sua ofensiva contra a Ucrânia.

"As forças militares russas, com a ajuda do regime de Lukashenko, lançaram ataques a cidades ucranianas", "também de território bielorrusso", disse ela, durante entrevista coletiva.

"Isso torna Belarus um estado agressor" e "uma das partes do conflito armado", acrescentou Svetlana Tikhanovskaya, falando da embaixada da Lituânia, em Paris.


"Isto é alta traição e um ato de traição contra os interesses do nosso povo e da República de Belarus", insistiu a líder da oposição, para quem Lukashenko "perdeu o direito de falar em nome do povo bielorrusso".

"A partir de agora, assumo a responsabilidade de representar o povo e Belarus", declarou Tikhanovskaya, considerada pelo Ocidente como a verdadeira vencedora da eleição presidencial de 2020 contra Lukashenko.

A Ucrânia anunciou que forças terrestres russas entraram em seu território, procedentes de Rússia e de Belarus, na manhã de hoje.

Segundo guardas de fronteira ucranianos, unidades militares russas entraram na região de Kiev, partindo de Belarus, para lançar um ataque com mísseis "Grad" contra alvos militares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)