(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MADRI

Quadro 'Mata Mua' de Gauguin volta a Madri


07/02/2022 10:22

O quadro "Mata Mua", um dos mais famosos do pintor francês Paul Gauguin (1848-1903), voltará nesta segunda-feira (7) para o museu Thyssen de Madri depois que sua proprietária o levou para Andorra enquanto negociava com o Estado o aluguel de sua coleção.

"Está previsto que chegue hoje", disse à AFP nesta segunda-feira uma porta-voz do Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, destacando que será exibido ao público "na quinta-feira ou nos dias seguintes" à assinatura de um acordo entre o Estado e a proprietária, Carmen Thyssen.

A assinatura do acordo está prevista para quarta-feira, afirmou o ministério da Cultura sem mais detalhes.

Em 2020, quando o museu estava fechado pela pandemia de coronavírus, Carmen Thyssen levou o "Mata Mua" da Espanha, fazendo o governo temer que as obras da colecionadora acabassem abandonando a instituição.

Por fim, em agosto de 2021, o ministério da Cultura anunciou que chegou a um acordo de aluguel da coleção de Carmen Thyssen por 15 anos e um valor de 97,5 milhões de euros (cerca de 116 milhões de dólares), com "direito de compra preferencial sobre toda ou parte" dela, segundo um comunicado.

A coleção do novo acordo de aluguel inclui mais de 300 obras, entre elas trabalhos de Canaletto, Fragonard, Courbet, Boudin, Monet, Sisley, Renoir, Degas, Gauguin, Rodin, Matisse e Picasso.

Essas obras foram expostas no museu Thyssen como parte de um acordo de empréstimo gratuito assinado em fevereiro de 2002, que foi sendo renovado automaticamente.

O "Mata Mua", uma das joias da coleção do museu, foi realizado por Paul Gauguin em 1892, durante sua primeira viagem ao Taiti.

THYSSENKRUPP

COURBET


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)