(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JERUSALÉM

Palestinos detidos durante demolição de suas casas em Jerusalém são soltos


20/01/2022 12:31

Cinco membros de uma família palestina, cuja casa foi demolida pela polícia israelense em Jerusalém Oriental, após uma controversa ordem de expulsão, foram libertados nesta quinta-feira (20), anunciou seu advogado à AFP.

Foram detidos depois de terem tentado impedir a destruição de sua casa no bairro de Sheij Jarrá, transformado em símbolo da luta contra a colonização israelense em Jerusalém Oriental.

Walid Abu Tayeh, que representa a família Salhiya, confirmou que "os cinco membros da família detidos na quarta-feira, entre eles Mahmud Salhiya e seus filhos, foram libertados".

Estavam acusados de "não respeitar uma decisão da justiça" e de distúrbios contra a ordem pública, segundo a polícia.

A libertação dos cinco membros da família foi ordenada por um tribunal de Jerusalém, apesar do recurso da polícia e do governo.

Essa família estava ameaçada de expulsão desde 2017 e era alvo de uma campanha de apoio nos Territórios Palestinos e no exterior.

Em maio, manifestações de apoio a famílias palestinas ameaçadas de expulsão em Sheij Jarrá acabaram em confrontos com colonos e a polícia israelense.

Centenas de palestinos enfrentam ordens de expulsão de suas casas em Sheij Jarrá e outros bairros do leste de Jerusalém.

Mais de 300.000 palestinos e 210.000 israelenses vivem hoje em Jerusalém Oriental, esses últimos em colônias, consideradas ilegais segundo o direito internacional.

Israel considera toda a cidade de Jerusalém como sua capital, enquanto os palestinos querem fazer de Jerusalém Oriental a capital do Estado ao qual aspiram.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)