(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA pedirá à opinião pública 'recomendações' para evitar separações de migrantes


09/12/2021 21:38

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (9) que pedirá à opinião pública "recomendações" sobre como a separação de famílias de migrantes na fronteira pode ser evitada.

Trata-se de reunir ideias "para proteger-se permanentemente da prática do governo anterior de separar intencionalmente famílias na fronteira para impedir que outras migrem para os Estados Unidos", explicou o Departamento de Segurança Interna (DHS).

O DHS referia-se ao governo do republicano Donald Trump, sob cujo mandato quase 4.000 crianças migrantes foram separadas de suas famílias na fronteira dos Estados Unidos com o México.

O petição por recomendações será publicada no registro federal nesta sexta-feira e os comentários serão aceitos por 30 dias.

"É inconcebível separar as crianças de seus pais como meio de dissuadir a migração", afirmou o secretário de Segurança do Interior, Alejandro Mayorkas, nesta quinta-feira.

"Eu me encontrei com famílias separadas e ouvi em primeira mão o imenso trauma que sofreram. Temos a obrigação de reunir famílias separadas e garantir que essa prática cruel não se repita", acrescentou.

As respostas servirão para ajudar a desenvolver recomendações para o presidente democrata, Joe Biden, sobre como evitar que futuros governos recorram a esta "prática cruel e desumana como uma ferramenta de dissuasão", explicou o DHS.

Biden criou uma Força-Tarefa de Reunificação Familiar que, em coordenação com ONGs e outras instituições, estabeleceu um processo para identificar famílias separadas sob a política de tolerância zero de Trump.

Durante a campanha presidencial, Biden prometeu regularizar 11 milhões de migrantes ilegais, mas até agora não o fez.

O fluxo de migrantes através do México, principalmente centro-americanos, aumentou sob sua presidência devido às suas promessas de uma política de imigração "justa e humana". As autoridades mexicanas detectaram mais de 190.000 migrantes entre janeiro e setembro, três vezes mais do que em 2020.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)